twitter

Gondizalves celebra Dia da Freguesia pela primeira vez e promete tradição

Gondizalves celebra Dia da Freguesia pela primeira vez e promete tradição
Fotografia

Publicado em 07 de agosto de 2017, às 10:32

Apesar de se tratar da primeira iniciativa, compareceram neste convívio quase 200 pessoas

A antiga escola primária foi o local eleito por cerca de duas centenas de gondizalvenses para celebrar, ontem, o 1.º Dia da Freguesia de Gondizalves, uma iniciativa que, sendo a primeira, promete criar tradição e repetir-se anualmente no primeiro ou segundo domingos de agosto, época em que muitos regressam à sua terra Natal para reencontrar amigos e familiares.

 «É um dia muito especial para os gondizalvenses», considerou João Costa, presidente da União de Freguesias de Ferreiros e Gondizalves, contando que «a iniciativa partiu do pároco Nuno Melo, que pediu a colaboração da União de Freguesias, que está sempre disponível para ajudar».

Com o apoio da associação da freguesia R8R e do Rancho Folclórico de Santo André foi possível então organizar esta primeira iniciativa, que deverá repetir-se a partir de agora em cada primeiro domingo de agosto, de maneira a homenagear também os emigrantes.

O dia começou cedo, pelas 08h30, com um jogo de futebol "Amigos de Gondizalves", realizado no Complexo Desportivo de Gondizalves.

Do programa desta primeira iniciativa constou  também, às 11h00, a eucaristia dominical celebrada pelo padre Nuno Melo, seguindo-se um almoço convívio de sardinhas e fêveras.

Após uma tarde bem passada, animada pelo Rancho Folclórico de Santo André, o convívio terminou às 16h30 com lanche de porco no espeto.

«Gostaríamos que esta iniciativa unisse laços entre as pessoas da freguesia, e por esse motivo escolhemos precisamente um domingo, porque sabemos que as pessoas estão mais disponíveis», afirmou o autarca.

Arranjo da igreja e capela mortuária

Segundo João Costa, Gondizalves está, neste momento, bem servida em termos de acessos, estando previstas para breve duas obras essenciais para a freguesia, nomeadamente o arranjo urbanístico da igreja e a construção de uma capela mortuária, obra esta que já está aprovada pela Câmara Municipal e que será realizada ainda este ano. 

«Gondizalves é uma das freguesias que não tem uma capela mortuária e que necessita urgentemente de a ter», afirmou o autarca.

Segundo João Costa, em 2018 será pedida a requalificação da Avenida de Santo André, uma obra também essencial para a freguesia.

  


Autor: Carla Esteves