twitter

Funcionários do DM contribuem para Banco de Sangue do Hospital

Funcionários do DM contribuem para Banco de Sangue do Hospital
Fotografia

Publicado em 08 de março de 2017, às 22:55

Recolha de sangue decorreu ontem, no Hospital de Braga

Um grupo de funcionários do Diário do Minho deslocou-sse ontem ao Hospital de Braga para uma recolha de sangue tendo em vista reforçar as unidades do Banco de Sangue.

Por ano, só no Hospital de Braga, são necessárias cerca de sete mil unidades de sangue para dar resposta a todas as solicitações, o que corresponde a 20 dádivas diárias. As recolhas realizadas no Hospital de Braga destinam-se apenas a doentes da região.

Em Portugal, todos os dias são necessárias milhares de unidades de sangue de todos os grupos sanguíneos, uma vez que o sangue não pode ser produzido artificialmente. O mesmo terá como destinatários vítimas de acidentes, doentes que necessitem de ser operados ou de fazer um tratamento. 

Estima-se que uma em cada quatro pessoas necessitará de receber uma transfusão de sangue ao longo da sua vida e que um dador poderá ajudar a salvar até 500 pessoas.

Situado junto ao Serviço de Psiquiatria, o Banco de Sangue do Hospital de Braga reabriu em 2015, após oito anos de interregno.

Os interessados em doar podem fazê-lo de uma forma rápida e simples. Para o efeito, basta que se dirijam ao quiosque telefónico situado na receção do Hospital, na entrada principal, e telefonar para o número aí indicado. Imediatamente, um profissional encaminhará o dador para a sala de recolha.

O processo decorre  de segunda a sexta-feira, das 09h00 às 13h00 e das 14h30 às 18h30, sendo que os dadores têm parque de estacionamento gratuito durante a dádiva.

As empresas também podem doar em conjunto, juntando de oito a 12 colaboradores. Para estes casos, os TUB disponibilizam um autocarro.

Este projeto, denominado "Empresa Dadora", decorre às terças, quartas e quintas-feiras, tanto de manhã como de tarde. 

 

Autor: Rita Cunha