As fotografias vencedoras do concurso "Sameiro de Todos, Sameiro para Todos" são algumas das que irão integrar dois dos projetos que a Confraria do Sameiro pretende concretizar já no próximo ano: a criação de um mapa turístico e de um guião sobre o Sameiro.
A informação foi avançada pelo cónego José Paulo Abreu, presidente da Confraria, ontem, na cerimónia de entrega dos prémios aos quatro vencedores do evento cuja primeira edição contou com a participação de 12 concorrentes. Enquanto que o guião conterá informação de relevo sobre o Santuário, a sua história, elementos e as várias fases de transformação pelas quais passou todo o complexo, o mapa turístico será um desdobrável, traduzido em várias línguas, que dará a conhecer os principais pontos de interesse, com a respetiva nota histórica.
De acordo com o responsável, estes dois projetos pretendem dar resposta à crescente procura turística do Santuário, dotando assim os visitantes de uma informação mais pormenorizada dos principais espaços a visitar.
Sobre o concurso em si, que teve como tema "Património, Fé e Natureza", o cónego José Paulo Abreu destacou o facto de este permitir dar a conhecer o Sameiro de uma perspetiva diferente da habitual, aos olhos de um artista.
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho] Autor: Rita Cunha