Carlos Teixeira é o vencedor do XVIII Concurso Municipal de Fotografia, que este ano teve como tema “Braga: Melhor Destino Europeu 2021”. «É um incentivo para que os fotógrafos saiam de casa. Geralmente as pessoas não se apercebem de muita coisa que existe na cidade», disse, esta tarde, à margem da cerimónia de entrega do prémio.
A iniciativa contou também com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, que destacou a qualidade dos trabalhos a concurso, da autoria de 57 concorrentes que, recorrendo a uma máquina fotográfica analógica descartável, captaram vários locais da cidade de diferentes ângulos.«Como cada participante pode apresentar a concurso 24 fotografias, isto dá-nos anualmente mais de mil fotos para seleção, seja para o portfólio que depois dá origem aos prémios principais, seja pela menção especial do júri que normalmente é também selecionada dentro dos vários concorrentes», referiu.
Sobre o tema desta edição, Ricardo Rio explicou que a ideia passou por «alargar um bocadinho mais o espetro de inspiração» para o que lhes poderia suscitar o reconhecimento de Braga como melhor destino europeu. «Muitos acabaram por escolher peças do nosso património mas há diversas outras paisagens e dimensões que a cidade tem para oferecer. Acima de tudo, o dar este desafio anual para que os bracarenses possam fotografar a sua cidade é também em si mesmo uma maneira de a dar a conhecer», referiu.
Autor: Rita Cunha
Fotografias de Carlos Teixeira distinguidas em concurso que convida a explorar a cidade
Publicado em 14 de dezembro de 2021, às 19:06