twitter

Festival de Verão atrai à Quinta Pedagógica famílias ansiosas por diversão e natureza

Festival de Verão atrai à Quinta Pedagógica     famílias ansiosas por diversão e natureza
Fotografia

Publicado em 08 de julho de 2017, às 22:46

Os animais são sempre motivo para uma visita à Quinta Pedagógica

A Quinta Pedagógica de Braga tornou-se ontem ainda mais colorida com a presença de inúmeras famílias de Braga e arredores, que ali se dirigiram para participar na primeira edição do Festival de Verão.

Música, insufláveis, jogos tradicionais, passeios de charrete, parque infantil e o ansiado contacto com a natureza, em particular com os animais, constituíram a receita do sucesso para este festival inteiramente dedicado às famílias, que promete ser replicado no futuro.

O vereador do Ambiente da Câmara Municipal de Braga, Altino Bessa, esclareceu que o primeiro objetivo era fazer um festival ambiental vocacionado para as crianças, fruto de uma ideia trabalhada em conjunto da Associação Rodellus, mentora do festival com o mesmo nome e a Associação Synergia. 

«Queríamos algo à semelhança do que fazem os grandes festivais, que dedicam um dia da sua programação às crianças e preparámos um programa com insufláveis, passeios de charrete e com um momento musical com o grupo "Melopeias", que costuma trabalhar com crianças, interagir com elas, levando-as a terem o atrevimento de subir ao palco e participarem ativamente no Festival e Verão», revelou.

Altino Bessa revelou que, tratando da primeira edição, a divulgação foi modesta, mas a adesão acabou por revelar-se significativa, dando assim o mote para que a iniciativa venha a ser replicada no próximo ano, e eventualmente até crescer, trazendo um número de famílias ainda maior.

«É o primeiro ano, mas estamos muito satisfeitos por termos arriscado em fazer esta iniciativa. Em vez de levar os miúdos para centros comerciais, dá-se a conhecer a quinta e o trabalho que aqui desenvolvemos», argumentou.

Francisco Mota, do Pelouro do Ambiente da Câmara de Braga, lembrou que a iniciativa permitiu culminar a iniciativa "Férias na Quinta", criando assim um momento dedicado à comunidade e à família.

«Com esta experiência pioneira queremos fornecer às famílias um contacto direto com aquilo que são as nossas raízes, o nosso património tradicional, que é todo o contexto da Quinta Pedagógica», realçou.

Que o digam famílias como a de Paulo Gonçalves e  Marisa Moreira, que participaram na iniciativa juntamente com a filha Íris de seis anos. Foi, aliás, a menina, quem lhes deu a conhecer o espaço da quinta, pois antes já tinha visitado o local com a escola.

«Vim ver os passarinhos, as ovelhas, as cabras, e mostrar aos  meus pais este espaço», contou a menina.

Também a avó Teresa levou os netos Bernardo, de dois anos e meio, e Vitória, de sete anos, ao Festival de Verão, repetindo assim a visita que já tinham feito noutra altura, mas desta vez com motivos adicionais.

Entre as 16h00 e as 20h00 muitas foram as famílias que se deliciaram praticando várias atividades, com o ponto alto com o espetáculo musical "Beatle Battle", protagonizado pelo grupo "Melopeias", que  garantiu sorrisos a muitas crianças.  


Autor: Carla Esteves