Arrancou na passada segunda-feira a iniciativa "Férias na Quinta", que inclui diversas atividades não só na Quinta Pedagógica de Braga como também em locais emblemáticos do concelho, alguns deles pouco conhecidos.
Trata-se de um projeto experimental da Câmara Municipal de Braga que poderá repetir-se no próximo ano durante mais dias, abrangendo, assim, um maior número de crianças.
Até à próxima sexta-feira, as 25 crianças participantes terão a oportunidade de, por exemplo, visitar o Mosteiro de Tibães, o moinho de Panoias e a Galeria Mário Sequeira, assim como fazer um piquenique na praia fluvial de Adaúfe e participar em diversas oficinas pedagógicas de que a Quinta dispõe, dedicadas à confeção de iogurtes, de pão, de um forno solar e de sacos de cheiro.
No primeiro dia de atividades, decorreu ainda um piquenique na nascente do rio Este, uma oficina de reutilização de resíduos e uma visita ao elevador e mata do Santuário do Bom Jesus do Monte.
Ontem, o dia foi passado na Quinta Pedagógica, onde os mais novos alimentaram os animais, andaram de charrete e confecionaram os tradicionais "fidalguinhos".
Numa visita às atividades, o vereador do pelouro do Ambiente, Altino Bessa, destacou a importância deste programa que proporciona «momentos únicos» a todos os participantes, abarcando diversas áreas de forma divertida, desde a cultural à social e ambiental.
«Isto é uma experiência enriquecedora que tenho a certeza que vai ficar gravada nas suas memórias», sustentou o responsável, destacando o vasto programa que se prolonga até à próxima sexta-feira.
A procura por esta iniciativa foi imensa, motivo pelo qual a Câmara Municipal de Braga pondera a possibilidade de a alargar a mais dias, abrangendo mais crianças, mas só no próximo ano.
«No primeiro dia em que abrimos as inscrições esgotou logo e tivemos de recusar várias, pelo que poderá repetir-se para o ano. Fracionamos por vários grupos e, assim, damos a oportunidade a mais crianças», explicou Altino Bessa, vincando que a divulgação da iniciativa não se ficou apenas pelas escolas mas também abrangeu associações de pais e de estudantes, entre outras entidades, para além das redes sociais.
Para a realização das "Férias na Quinta" o município conta com o apoio da associação Synergia e da Esprominho, cujos monitores acompanham as crianças nas diversas atividades.
Crianças destacam momentos de animação
Por entre as diversas atividades, o contacto com os animais da Quinta Pedagógica foi, até ontem, a que mais parece ter cativado os mais novos, que confessaram estar a gostar muito de participar.
«As atividades são divertidas e os monitores também. Do que mais gostei foi de dar de comer aos animais e de brincar na nascente do rio Este», referiu Rafael da Silva, de 11 anos.
Também a Ariana Aldoshyn, de dez anos, disse estar a passar um dia «divertido» e destacou o momento em que deu de comer aos cavalos. A ida ao rio Este e andar de elevador foram outras das atividades que a cativaram.
Autor: Rita Cunha