Arrancaram oficialmente as inscrições para a feira popular inserida nas festas do São João de Braga 2017. Dividida em sete áreas de implantação, a associação organizadora do São João de Braga continua a apostar no artesanato para a principal artéria da cidade de Braga, a Avenida da Liberdade, que volta a ser entregue à Associação Nacional para o Desenvolvimento do Artesanato, ao abrigo de uma parceria assinada em 2015.
«Em 2016 só ficou livre espaço referente a passadeiras, paragens de autocarro e acesso a prédios e garagens. Este ano contamos voltar a ter a Avenida da Liberdade lotada» referiu o presidente da Associação de Festas do São João de Braga, Rui Ferreira, recordando que «aquele espaço é a ligação primordial entre o centro histórico e o recinto de São João da Ponte». Apesar da grande procura de espaços e do aumento de público que se tem verificado, «os preços de ocupação vão-se manter», garante.
Este ano haverá uma mudança significativa, pois a zona de diversões não se irá localizar no Parque de Exposições de Braga devido às obras de requalificação de todo o recinto. A alternativa será a Alameda do estádio 1.º de Maio e as traseiras da sede do Arsenal da Devesa. Rui Ferreira não esconde que «é uma dificuldade logística para a organização, mas um mal necessário pois, no ano seguinte, o PEB terá mais espaço e melhores condições para voltar a acolher esta componente importante das festas populares».
A nova localização já está a ser planeada e preparada para que tudo corra pelo melhor e Rui Ferreira acredita que «o negócio dos empresários de diversões não será afetado porque, apesar de alguns constrangimentos, estarão numa zona mais próxima e visível da área da festa».
A feira popular sanjoanina está preparada para receber negócios ligados ao comércio ambulante, divertimentos, restauração, manjericos, entre outros. Na última edição, estiveram na área das festas mais de 200 comerciantes, dos quais três dezenas referiam-se a divertimentos. As candidaturas à feira popular encontram-se abertas até 26 de março, sendo possível encontrar o regulamento no site do São João de Braga.
Autor: