Filipa Fernandes, formada pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho, criou uma t-shirt inovadora que atenua os efeitos da menopausa. O tecido tem um revestimento estampado que regula a temperatura corporal da mulher, evitando que esta tenha afrontamentos, retenções de líquidos, alterações de humor, insónias e mal-estar. Após dois anos de testes em laboratório e em contexto real, a tecnologia está agora patenteada, aprovada pelo Infarmed e chega ao mercado.
«Muitas senhoras que testaram surpreenderam-se com os benefícios de utilizar apenas esta t-shirt para reduzir os sintomas da menopausa, dizem que a sua vida se tornou mais agradável e confortável», nota Filipa Fernandes.
O feedback foi tão positivo que a cientista decidiu testar a inovação com mulheres em tratamento para o cancro ou que tinham tido essa doença. Funcionou de novo. «Algumas senhoras quiseram retirar a medicação habitual para o teste ser total e, no final, não voltaram a precisar de parte dela, por indicação do médico», frisa.
Filipa Fernandes considera os resultados das suas amostras «excelentes» face a estudos similares em revistas científicas internacionais e deve prosseguir as pesquisas. «Não estamos a tratar o cancro, mas estamos claramente a contribuir para uma melhor qualidade de vida das pacientes», diz.
A inovação «permite, de forma simples e prática, o conforto e o bem-estar dos utilizadores, sobretudo em ambientes desfavoráveis», e até ao fim de vida útil da t-shirt. Nos testes de 50 lavagens a 60º C, o revestimento ficou intacto. A tecnologia RT é versátil e pode ser aplicada a diversos produtos e contextos, como segurança, saúde e desporto. «O novo material também é antifúngico e antimicrobiano», acrescenta.
A t-shirt pode ser encontrada em 'style-out.com'.
Autor: Redação
Ex-aluna cria t-shirt inovadora que reduz efeitos os da menopausa
Publicado em 19 de setembro de 2021, às 11:39