Os enfermeiros do Hospital de Braga suspenderam a greve de 5 dias depois de terem recebido a comunicação da administração daquela unidade de saúde de que aceitava voltar às negociações, indicou fonte do sindical.
«Já assumiram as 35 horas, mas apenas a 01 de janeiro», referiu opresidente do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP), José Martins, referindo que a administração do Hospital de Braga vai «na próxima sexta apresentar uma nova proposta para as 35 horas, os compromissos para o pagamento de horas extraordinárias e o pagamento de 1200 euros».
O sinal de alegada "boa fé" caiu bem entre os enfermeiros que hoje de manhã protestavam à porta da entrada principal daquela unidade de saúde.
O Hospital de Braga já veio a público esclarecer que tem reunido com o SEP, nomeadamente nos últimos dois anos, referindo ainda que está a «concertar uma agenda que contemple diversas questões laborais em aberto e que culmine na celebração de um Acordo de Empresa», lê-se na nota enviada à comunicação social.
«A valorização salarial, a progressão na carreira e a possibilidade de redução de horário para as 35 horas - apesar de não existir por parte do Hospital de Braga qualquer obrigação legal na sua implementação - assim como outras questões laborais têm sido discutidas nas várias reuniões ocorridas, tendo a última acontecido no passado mês de junho», apontou ainda a administração na mesma nota.
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Nuno Cerqueira
Enfermeiros suspendem greve depois de administração do Hospital de Braga aceitar "negociar"

Fotografia
Publicado em 03 de julho de 2018, às 14:02