As descargas no Rio Este são alvo de frequentes críticas por parte da população em geral. Porém, de acordo com o vereador, estas «reduziram significativamente», como comprovam os estudos realizados e a fauna da zona.
«O que acontece é que as pessoas hoje estão mais atentas, mas os dados que temos das análises que fazemos dizem-nos que a qualidade da água [do rio Este] é significativamente melhor do que há seis anos atrás. A prova disso é a vida animal e ao nível da fauna, das espécies envolventes que hoje temos pelo rio todo», sustentou, dando como exemplo o reaparecimento de lontras, algo que não acontecia há muitos anos.
Sobre o combate à poluição do rio, lembrou que não há entidade mais interessada no mesmo do que o município, pelo que já foram instalados sensores e são feitas análises regulares desde 2014. Quanto às penalizações dos infratores, garantiu que são feitas sempre que estes são detetados.
Altino Bessa alertou ainda que «nem tudo o que vem parar ao rio é poluição», tratando-se, por vezes, apenas de terra que não causa danos. Em contrapartida, num dos mais graves casos, em que foi libertado cloro de uma piscina, a água estava transparente e aparentemente limpa.
Autor: Rita Cunha
Descargas no rio Este têm diminuído «significativamente»

Fotografia
Publicado em 05 de junho de 2020, às 19:23