twitter

Concurso Jovens Criadores 2017 homenageia "Bom Jesus Património da Humanidade"

Concurso Jovens Criadores 2017 homenageia "Bom Jesus Património da Humanidade"
Fotografia

Publicado em 11 de fevereiro de 2017, às 13:56

Os projetos devem ser apresentados até ao dia 31 de março.

Depois de uma primeira edição inspirada no centenário do Theatro Circo, o "Concurso Jovens Criadores" promovido pelo Município de Braga terá este ano como tema "Bom Jesus – Património da Humanidade". A iniciativa, que ontem foi apresentada no Hotel do Parque, no Bom Jesus, espera mais uma vez incentivar e promover o espírito criativo e inovador dos jovens criadores bracarenses na área da moda.

O desafio deste ano consiste na criação de peças de vestuário inspiradas num dos mais icónicos monumentos de Braga, o Bom Jesus, promovendo o seu valor patrimonial e usando a sua beleza como fonte de inspiração em diversos domínios, como a criação de vestuário. O desfile final está, por isso, marcado para a Colunata do Bom Jesus.

A vereadora da Juventude, Sameiro Araújo, realçou, ontem, que o feedback da edição do ano passado «foi extremamente positivo», com o seu ponto alto na gala final realizada precisamente no Theatro Circo.

«Penso que os jovens criadores que estiveram a concurso tiveram o "feed-

back" e o retorno a que aspiravam, e eventualmente até poderá ter sido mais do que aquele de que estariam inicialmente à espera, dado que além da Gala no Theatro Circo, que foi extremamente divulgada e muito positiva, tivemos também em exposição os coordenados no Braga Parque durante duas semanas, o que permitiu que milhares de pessoas que passam por ali diariamente tenham tido contacto com as peças dos nossos criadores», esclareceu.

No que respeita à edição deste ano, Sameiro Araújo destacou quatro alterações susbtanciais, com destaque para o facto desta edição ser amadrinhada pela estilista bracarense Elsa Barreto.

Outra das alterações deste ano reside no facto do limite de idade dos participantes ter baixado para os 30 anos, quando no ano passado a iniciativa se destinava a concorrentes com idades entre os 18 e os 35 anos.  

«Julgo que se adapta mais aos nossos objetivos, por que aos 35 anos os jovens já se encontram  mais estabilizados e este concurso é preferencialmente para aqueles que ainda se querem lançar no mercado, que ainda precisam de fazer todo um percurso para mostrar o seu trabalho e todo o seu potencial», argumentou a vereadora.

O grande vencedor do concurso terá a oportunidade de ver o seu trabalho incluído na próxima coleção de uma marca conceituada, além de um prémio de valor monetário.

Aliás, os prémios monetários aumentaram este ano significativamente porque, segundo Sameiro Araújo, na sequência da primeira edição, chegou-se à conclusão que «a qualidade efetiva dos coordenados exigiu um investimento muito grande de todos os finalistas».

«Este ano vamos também ajudar os finalistas na aquisição dos materiais para os coordenados. Fazer quatro coordenados cada um, quando muitos jovens ainda são estudantes, requer um orçamento ainda significativo. Daí que resolvemos, apesar de não ser muito, mas já é uma ajuda, atribuir 100 euros a cada um dos finalistas selecionados para o desfile final», explicou Sameiro Araújo.


Autor: Carla Esteves/Foto: António Silva