Cerca de cem mil pessoas são esperadas no decorrer da Semana Santa de Braga, que este ano se realiza entre os dias 2 e 9 de abril, afirmando-se como o evento "cabeça de cartaz" do turismo religioso do Norte.
Depois de no ano passado se ter realizado quase sem restrições, este ano o evento sai às ruas e aos espaços da cidade em clima de total normalidade, tal como há precisamente quatro anos. Por isso, as expetativas são animadoras, esperando-se uma elevada afluência turística, para além dos bracarenses, e um impacto económico superior a dez milhões de euros.
O programa, apresentado esta manhã, resulta de um investimento na ordem dos cem mil euros, dos quais 40 mil euros comparticipados pela Câmara Municipal de Braga, e o restante montante repartido por empresários e patrocinadores.
A participação das gerações jovens, iniciativas de inclusão social e expressões de arte contemporânea são as três áreas às quais esta edição pretende dar destaque.
Na apresentação, o cónego Avelino Amorim, presidente da Comissão da Semana Santa de Braga, destacou, para além do programa religioso já habitual, o concerto agendado para a Terça-feira Santa, na Sé de Braga, protagonizado pela Orquestra e Coro do distrito de Braga, que vai apresentar a “Paixão Segundo São Lucas”, do compósito bracarense Joaquim dos Santos.
Além disso, serão desenvolvidas oficinas artísticas sobre o património imaterial da Semana Santa de Braga. No que concerne a novas expressões artísticas, realizar-se-ão oficinas artísticas sobre o património imaterial da Semana Santa, que incluem uma "open call" para a recolha de materiais, experiências, depoimentos e oficinas inter-geracionais sobre o evento.
Para os mais novos, será realizado o 2.º concurso “A Semana Santa de Braga”, destinado a escolas do Ensino Básico, para além da habitual participação das escolas na procissão de Sexta-feira Santa e animação de rua. O Projecto Homem irá ainda organizar oficinas de circo abertas à comunidade e o espetáculo "CoolEaster".
«Voltamos a apresentar um programa vasto e de excelência», disse o cónego Avelino Amorim.
O programa completo pode ser consultado aqui.
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Rita Cunha
Cerca de cem mil pessoas esperadas na Semana Santa de Braga
Publicado em 14 de fevereiro de 2023, às 15:09