A antiga “Casa das Convertidas”, em Braga, é um dos 38 imóveis públicos que foi colocada pelo Governo numa lista de edifícios considerados devolutos e que vão servir para habitação de arrendamento acessível.
Fonte próxima do gabinete do presidente da Câmara de Braga mostra espanto com este anúncio do Governo.
«Surpresa e falta de informação sobre a pretensão do Governo», disse a fonte, que recorda que os municípios da CIM Cávado haviam proposto ao Governo permuta de espaço que detêm no Museu dos Biscainhos - antiga Assembleia Municipal Distrital - por outros de interesse concelhio.
No caso de Braga a ideia passaria por permutar com a Casa da Convertidas, onde a Câmara mantém a ideia de ali realizar uma valência cultural.
No entanto, o Governo aprovou em Conselho de Ministros, um Plano de Reabilitação de Património Público para Arrendamento Acessível com imóveis do Estado que estavam sem utilização.
São 38, onde está a Casa das Convertidas e que será transformado em arrendamento habitacional a custos acessíveis através da integração deste espaço no Fundo Nacional de Reabilitação do Edificado (FNRE) ou, em função da tipologia, através da celebração de protocolos com o Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana (IHRU).
Segundo o gabinete do Ministro das Infraestruturas e da Habitação, este plano visa contribuir «para a construção de uma política pública de habitação».
Autor: Nuno Cerqueira