No próximo sábado, o Campo da Vinha vai ser palco, às 21h30, de um desfile de moda, em que os participantes são portadores de deficiência. Vão pisar a passerelle 53 participantes, entre um e 60 anos.
No evento vão marcar presença modelos da Strass Models, que vão acompanhar alguns modelos portadores de deficiência.
Segundo a organização, esta é uma forma de «promover a inclusão social e consciencialização para a deficiência». Para Loide Hardman, mentora do projeto NEE'd for Dance, esta é uma iniciativa de que se orgulham muito.
«Podemos dizer que é o maior desfile de moda inclusiva alguma vez feito em Portugal. Temos crianças e jovens de diferentes patologias, com síndromes raros, parelesias cerebrais e doenças degenerativas. Acreditamos que eles são capazes, tão bem como qualquer outra pessoa, de se identificarem dentro desta categoria», explica Loide.
Raquel Cunha, membro da organização, explica que é uma forma de «promoverem o desenvolvimento em todas as áreas, quer cognitiva, quer social, quer motora».
Um dos patrocinadores do evento é a Câmara Municipal de Braga. Para Firmino Marques, vice-presidente da Câmara Municipal de Braga é imperativo que cada cidadão e cada instituição esteja presente para acarinhar estas iniciativas.
«O Município tem de estar onde é necessário. Se São Pedro se associar à lista dos patrocinadores deste evento, eu penso que vamos iluminar o Campo da Vinha com tanto carinho e tanta proximidade com este jovens que precisam do nosso carinho. Será um evento revolucionário para percebermos que estes meninos e meninas têm muitas qualidades que precisam de ser conhecidas. Qualquer Município se orgulha de ter entre si pessoas e instituições que revolucionam o conceito da deficiência», refere Firmino Marques.
O projeto conta com vários parceiros institucionais, entre os quais se destaca a Strass Models, a Câmara Municipal de Braga, o Sporting Clube de Braga, a Associação Juvenil "A Bogalha", a Tuna da Universitária do Minho, o Pingo Doce e a Esprominho.
A apresentação ficará a cargo de Cristina Silva e do ator Paulo Azevedo. O projeto nasceu de uma vontade de proporcionar experiências do mundo da moda a crianças, jovens e adultos, com necessidades especiais.
Autor: Ana Marques Pinheiro