No próximo fim de semana o centro de Braga volta a transformar-se numa montra do folclore e da etnografia de várias latitudes do globo, nomeadamente da Lituânia, Colômbia, Chile, Israel e Canadá. O Festival Internacional de Folclore decorrerá de 21 a 23 de julho e dará ainda destaque aos grupos nacionais, com destaque para as atuações do Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio, da Rusga de São Vicente, do Grupo Folclórico do CATEL – Cunha e da Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé”. A abrir a festa, no dia 21 de julho, a partir das 16h00, terá lugar o tradicional Desfile Etnográfico, que fará um percurso a partir do Arco da Porta Nova e passagens pela R. D. Diogo de Sousa, R. do Souto e Avenida Central.
Segue-se a atuação de grupos folclóricos, às 21h45, no palco da Avenida Central, contando com os seguintes grupos: Grupo Folclórico Dr. Gonçalo Sampaio; Compañia de Danza “Iskali” (México); Folk Ensemble“Saule” (Lituânia); Ballet Folclorico Municipal Rancagua (Chile); Ballet Folclorico Experimental “Estada” (Colômbia); Gvanim Rishon Le Zion Israel (Israel); Coros y Danzas de Ronda (Espanha); Les Chamaniers de St-Hyacinthe (Canadá).
No dia 22 de julho, às 15h00, pelas ruas do centro atuarão os Caretos de Podence, seguindo-se, à noite, pelas 21h45, no palco da Avenida Central, a atuação dos seguintes grupos: Ballet Folclorico Municipal Rancagua (Chile); Les Chamaniers de St-Hyacinthe (Canadá); Gvanim Rishon Le Zion Israel (Israel); Folk Ensemble “Saule” (Lituânia); Compañia de Danza “Iskali” (México); Rusga de São Vicente – Grupo Etnográfico do Baixo Minho.
No dia 23 de julho, às 17h00 atuarão o Grupo Folclórico do CATEL – Cunha; Coros y Danzas de Ronda (Espanha); Ballet Folclorico Experimental “Estada” (Colômbia); Ballet Folclorico Municipal Rancagua (Chile); Grupo Folclórico da Diáspora Ucraniana do Norte de Portugal; Associação Cultural e Festiva “Os Sinos da Sé”.
Autor: