twitter

Braga assinala Semana do Clima de 23 a 29 de setembro

Braga assinala Semana do Clima de 23 a 29 de setembro
Fotografia

Publicado em 17 de setembro de 2022, às 14:44

O município de Braga vai promover uma limpeza do rio Este, no sábado, dia 24, das 10h às 12 horas.

Entre os dias 23 a 29 de setembro o Município de Braga assinala a Semana do Clima 2022. Após um período de interregno devido à pandemia, esta atividade regressa com um conjunto variado de ações que envolvem diversas entidades ao longo de toda a semana.

A iniciativa visa apostar na sensibilização com acções que visam a minimização e a adaptação às consequências das alterações climáticas.

Como tal, o Município vai promover uma limpeza do rio Este, no sábado, dia 24, das 10 às 12h00, a começar em Ponte Pedrinha (vindo depois para montante). As inscrições devem ser efetuadas através de [email protected].

Das 9h30 às 12h30 do mesmo dia (24 setembro), diversas freguesias do Concelho (Ruílhe, Arentim e Cunha, Tadim, Vilaça e Fradelos, Priscos, Celeirós, Aveleda e Vimieiro, São João do Souto e São Lázaro, Lomar e Arcos), juntamente com as associações Rodellus – Associação Cultural e Amo Braga, vão limpar as respectivas áreas de rio Este.

Outra atividade de limpeza decorrerá domingo, dia 25, das 10h00 às 12h00, com a recolha de resíduos urbanos, a começar na rotunda do INL em direção ao Bom Jesus. Aberto à população, implica inscrições prévias através do e-mail [email protected].

Para quem não conseguir juntar-se a este grupo fica o desafio: limparem, no mesmo horário ou noutro que lhes seja mais conveniente, a sua zona envolvente, com o “Dê uma mão ao seu bairro!“, remetendo posteriormente testemunhos do trabalho realizado.

Estão também programadas visitas à Agere e Braval e atividades nas escolas, bem como outras atividades em diferentes espaços, como Praça – Mercado Municipal de Braga, onde terão lugar as Oficinas de Agricultura Urbana.

A Feira de Produtos Biológicos, que decorre aos sábados no Mercado Cultural do Carandá, também irá participar com o “Incentivo ao consumo de produtos locais e sazonais”. O Café com Ciência, do Planetário Casa da Ciência, na sexta-feira, dia 30, pelas 21h30, será subordinado ao tema das Alterações Climática. O Parque Desportivo da Rodovia e o Centro de Juventude são outros locais onde decorrerão atividades.


Autor: Redação