O Município de Braga já realizou mais de 10,3 milhões de euros das verbas que estão garantidas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) e que apontam para investimentos na ordem dos 22,3 milhões de euros.
O montante executado é o mais elevado dos 29 Municípios do Norte que também têm Planos de Desenvolvimento Urbanos aprovados pelo Norte 2020 - Programa Operacional Regional do Norte e que envolvem operações no montante global de 422,5 milhões de euros.
A candidatura apresentada pela autarquia bracarense aponta para um investimento elegível acima de 26 milhões de euros e já garantiu 22,3 milhões, verba poderá crescer para próximo dos 23 milhões.
É o terceiro maior dos 29 PEDU validados pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) - o Porto tem um PEDU aprovado no valor de 27,2 milhões de euros e Vila Nova de Gaia viu a CCDR-N validar-lhe um Plano de 30,19 milhões - e, à data de 31 de março de 2020, estava já executado em quase metade do valor absoluto, o que colocou a taxa de execução efetiva em 45,4 por cento.
Já nos dois Municípios com PEDU superior ao de Braga, os números a que o Diário do Minho teve acesso revelam valores bem inferiores aos realizados na capital minhota: o Porto tem uma taxa de execução efetiva de 32,5%, tendo realizado 7,46 milhões de euros; e Gaia tem uma taxa de execução efetiva de 10,7 por cento, tendo apenas investido 2,73 milhões dos mais de 30 milhões do seu Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Joaquim Martins Fernandes
Braga lidera concelhos do Norte nos investimentos em urbanismo

Fotografia
Publicado em 14 de abril de 2020, às 21:31