Facilitar o acesso à contratação pública pelos operadores económicos, agilizar a comunicação entre quem fornece produtos e serviços e o município e promover a transparência disponibilizando aos munícipes dados e estatísticas da atividade contratual de bens, serviços e empreitadas de obras públicas. Estes são, em traços gerais, os objetivos do Portal do Fornecedor, um projeto que acaba de ser implementado pela Câmara Municipal de Braga e que foi apresentado esta manhã.
Para o presidente da autarquia, este projeto constitui-se um «elemento fundamental da relação da Câmara Municipal com o exterior», sendo que, só no primeiro quadrimestre deste ano, a Câmara de Braga recebeu mais de mil procedimentos de contratação.
«Muitas vezes, na esfera pública, se assume a lógica de contratação ao facilitismo e de menor transparência, mas se para cada processo de contratação lançarmos um concurso público, o município seria impossível de gerir. O que queremos é, respeitando as regras legais e fornecendo o máximo de informação, criar canais para, em cada momento, ter acesso às melhores ofertas de serviços e bens que queremos adquirir», disse Ricardo Rio.
Através do site“https://portaldofornecedor.cm-braga.pt/”já é possível aceder às informações das empresas e aos catálogos de produtos e serviços de uma forma centralizada e organizada, bem como validar e gerir os dados associados a cada uma das empresas. Por outro lado, o portal facilita a pesquisa pelo tipo de material ou serviço disponibilizado permitindo, desta forma, efetuar consultas e convites a mais empresas.
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Rita Cunha
Braga cria Portal do Fornecedor para maior transparência na contratação pública

Fotografia
Publicado em 06 de julho de 2022, às 15:16