twitter

Iniciativa "Contos de Luz" para homenagear crianças que morreram

Iniciativa "Contos de Luz"  para homenagear crianças que morreram
Fotografia

Publicado em 01 de dezembro de 2017, às 20:44

Ricardo Araújo Pereira é um dos padrinhos do evento que se realiza no próximo dia 10, à escala mundial.

Braga, juntamente com Lisboa, Aveiro, Beja, Évora, Porto e Santarém, celebra, no próximo dia 10 de dezembro, a terceira edição do Worldwide Candle Lighting ou "Contos de Luz" na versão portuguesa, «que consiste numa cerimónia de homenagem a crianças e jovens que perderam a vida», destaca uma das promotoras da iniciativa, Clarrisse Queirós, socióloga e conselheira do luto. «Assim, e para homenagear a memória de filhos, irmãos, netos e todos aqueles que partiram demasiado cedo, foi criada uma iniciativa que, começou nos Estados Unidos, em 1997, com uma pequena ação na internet. Mas, desde então, aumentou em número, pois a palavra espalhou-se por todo o mundo», destacam os promotores do evento, que une «famílias e amigos à volta desta causa».
«Como as velas são acesas, à hora local, acredita-se ser a maior iluminação em massa no globo, criando uma onda de luz que se move a partir do fuso horário». Em Portugal, as velas serão acesas às 19h00, gerando «uma onda de luz mundial», destacam os promotores do evento, que será apadrinhado, entre outros, pelo humorista Ricardo Araújo Pereira.
Concerto no Conservatório Bomfim «A edição portuguesa de "Contos de Luz" tem como missão celebrar quem viveu, em vez de homenagear quem morreu. Como? Terminando projetos iniciados por estas crianças e jovens e trazer, assim, algum sossego aos corações dos seus pais. Este ano, propusemo-nos a terminar a Mixórdia de Temáticas, que começou a ser escrita pelo “Tiago das Tecnologias”, um menino de 12 anos que perdeu a sua luta contra o cancro infantil. Ricardo Araújo Pereira é o padrinho desta terceira edição. Aceitou o desafio de terminar a Mixórdia escrita pelo menino e esta será apresentada na cerimónia de homenagem do próximo dia 10 de dezembro», junta Clarisse Queirós. «Os alunos do Conservatório Bomfim tambémse quiseram juntar a nós e estão a preparar um momento musical para nos oferecer um miminho digno de registo», vincam. A iniciativa irá decorrer no Conservatório Bomfim, em Braga, a «partir das 18h00 e tem como objetivo unir famílias e amigos, acendendo uma vela durante uma hora, em homenagem a crianças e jovens falecidos, mas que nunca serão esquecidos», acrescenta a nota.
Autor: Pedro Vieira da Silva