A Banda Filarmónica da Associação Recreativa e Musical de Vilela, do concelho de Paredes, foi a grande vencadora da VII edição do Concurso de Bandas Filarmónicas de Braga, que se realizou ao longo deste fim de semana no Espaço Vita. Em segundo lugar ficou a Banda de Música de Antas (Esposende). Para além dos prémios monetários de 6.000 e 5.500 euros, respetivamente, estes grupos irão atuar no próximo ano nas Festas de S. João de Braga, se a situação pandémica o permitir.
Das cinco bandas a concurso, o terceiro lugar foi entregue à Banda Musical de Loivos (Chaves), que recebeu um prémio de 3.000 euros; o quarto, no valor de 1.750 euros, à Banda Musical de Lousada; e o quinto à Banda União Musical Paramense (Espinho), que recebeu 1.500 euros pela sua participação.
O momento do anúncio dos primeiros dois classificados foi pautado por muita emoção, numa sala bastante composta por músicos e familiares que quiseram acompanhar de perto as atuações. E foi debaixo de muitos aplausos que o maestro da Banda de Vilela, José Ricardo Freitas, agradeceu o reconhecimento mas, acima de tudo, enalteceu a «coragem» de todas as bandas concorrentes.
«Os atos de ir a concurso são de coragem. Os tempos pós-covid são difíceis e de transcendência», disse, lembrando as «bandas paradas», o «olhar para os músicos e criar motivação», o «ser proativo». «Reunir energias e fazer os músicos acreditar não é fácil. Não foi fácil chegar até aqui. Independentemente do resultado final, queria deixar uma palavra de apreço a todas as bandas que tiveram a coragem para estar aqui hoje», disse, emocionado.
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Rita Cunha
Banda Filarmónica de Vilela leva para casa troféu carregado de emoção

Fotografia
Publicado em 28 de novembro de 2021, às 20:56