twitter

BabeliUM celebra 8.º aniversário com mais de 100 alunos do secundário

BabeliUM celebra 8.º aniversário com mais de 100 alunos do secundário
Fotografia

Publicado em 27 de setembro de 2017, às 14:32

Os alunos participaram numa sessão de abertura, seguindo-se as aulas intensivas de vários idiomas

O BabeliUM - Centro de Línguas da Universidade do Minho celebrou ontem o seu 8º aniversário, abrindo as portas a mais de uma centena de alunos do ensino secundário para aulas intensivas de vários idiomas.

Esta é já uma tradição para o Centro de Línguas, que opta por comemorar de uma forma diferente, abrindo-se à sociedade em geral, e em particular aos mais novos, que são incentivados a experimentarem o universo das línguas estrangeiras.

Segundo o diretor do BabeliUM, Bernhard Sylla, a iniciativa realizou-se também no âmbito do Dia Europeu das Línguas, assinalado anualmente em toda a Europa.

«Queremos estimular o interesse dos mais novos pelas línguas estrangeiras, demonstrando os benefícios que elas podem representar em todo o percurso académico e profissional destes jovens», afirmou Bernhard Sylla.

Os 110 alunos, oriundos da Escola Secundária Alberto Sampaio e do Agrupamento de Escolas de Vila Verde participaram em meia dúzia de sessões, tendo-lhes sido propostos seis idiomas diferentes: Japonês, Russo, Alemão, Espanhol, Francês e Inglês.

O 8.º aniversário foi ainda comemorado com a palestra "Línguas? Que Línguas?", proferida por Jaime Costa, coordenador dos cursos de línguas estrangeiras deste Centro da UMinho.

O diretor do BabeliUM sustentou que, além da divulgação das línguas aos mais novos, entre os projetos futuros do Centro de Línguas da UMinho está o fortalecimento da rede de parcerias com o setor privado e com as entidades públicas, intensificando a colaboração com as empresas, e havendo inclusivamente a possibilidade de fornecer formação na sede das próprias entidades.

Bernhard Sylla chama ainda a atenção para o facto todos os anos há uma sensibilização mais intensiva para determinados assuntos, nomeadamente o multilinguismo, o português enquanto língua estrangeira e a tradução, tendo-se este ano centrado mais na tradução e na relação desta com os direitos humanos.

O Dia Europeu das Línguas foi instituído em 2001 pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia e coincide precisamente com o aniversário do BabeliUM. 

Centro de Línguas promove 11 cursos  

O BabeliUM promove este semestre uma oferta diversificada de formação em línguas, a decorrer nos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães).

O plano formativo inclui idiomas como o Árabe, o Japonês, o Russo, o Inglês, o Alemão, o Francês, o Italiano, o Galego, o Espanhol, a Língua Gestual Portuguesa e o Português Língua Estrangeira. As inscrições estão abertas até hoje.

Com esta oferta variada, o BabeliUM pretende dotar os participantes de mais competências linguísticas e dar a conhecer vários aspetos das diferentes culturas. 

As aulas têm início em meados de outubro, prolongando-se até janeiro ou fevereiro.

 


Autor: Carla Esteves