O BabeliUM - Centro de Línguas da Universidade do Minho celebrou ontem o seu 8º aniversário, abrindo as portas a mais de uma centena de alunos do ensino secundário para aulas intensivas de vários idiomas.
Esta é já uma tradição para o Centro de Línguas, que opta por comemorar de uma forma diferente, abrindo-se à sociedade em geral, e em particular aos mais novos, que são incentivados a experimentarem o universo das línguas estrangeiras.
Segundo o diretor do BabeliUM, Bernhard Sylla, a iniciativa realizou-se também no âmbito do Dia Europeu das Línguas, assinalado anualmente em toda a Europa.
«Queremos estimular o interesse dos mais novos pelas línguas estrangeiras, demonstrando os benefícios que elas podem representar em todo o percurso académico e profissional destes jovens», afirmou Bernhard Sylla.
Os 110 alunos, oriundos da Escola Secundária Alberto Sampaio e do Agrupamento de Escolas de Vila Verde participaram em meia dúzia de sessões, tendo-lhes sido propostos seis idiomas diferentes: Japonês, Russo, Alemão, Espanhol, Francês e Inglês.
O 8.º aniversário foi ainda comemorado com a palestra "Línguas? Que Línguas?", proferida por Jaime Costa, coordenador dos cursos de línguas estrangeiras deste Centro da UMinho.
O diretor do BabeliUM sustentou que, além da divulgação das línguas aos mais novos, entre os projetos futuros do Centro de Línguas da UMinho está o fortalecimento da rede de parcerias com o setor privado e com as entidades públicas, intensificando a colaboração com as empresas, e havendo inclusivamente a possibilidade de fornecer formação na sede das próprias entidades.
Bernhard Sylla chama ainda a atenção para o facto todos os anos há uma sensibilização mais intensiva para determinados assuntos, nomeadamente o multilinguismo, o português enquanto língua estrangeira e a tradução, tendo-se este ano centrado mais na tradução e na relação desta com os direitos humanos.
O Dia Europeu das Línguas foi instituído em 2001 pelo Conselho da Europa e pela Comissão Europeia e coincide precisamente com o aniversário do BabeliUM.
Centro de Línguas promove 11 cursos
O BabeliUM promove este semestre uma oferta diversificada de formação em línguas, a decorrer nos campi de Gualtar (Braga) e Azurém (Guimarães).
O plano formativo inclui idiomas como o Árabe, o Japonês, o Russo, o Inglês, o Alemão, o Francês, o Italiano, o Galego, o Espanhol, a Língua Gestual Portuguesa e o Português Língua Estrangeira. As inscrições estão abertas até hoje.
Com esta oferta variada, o BabeliUM pretende dotar os participantes de mais competências linguísticas e dar a conhecer vários aspetos das diferentes culturas.
As aulas têm início em meados de outubro, prolongando-se até janeiro ou fevereiro.
Autor: Carla Esteves