twitter

Autarquia de Braga sobe comparticipação de medicamentos em 35 euros

Autarquia de Braga sobe comparticipação de medicamentos em 35 euros
Fotografia

Publicado em 21 de dezembro de 2022, às 17:08

O protocolo inicial, assinado em maio de 2021, previa o pagamento por parte do Município de Braga de um montante de 100 euros por beneficiário.

A Câmara de Braga vai aumentar em 35 euros a comparticipação de medicamentos essenciais aos cidadãos do concelho com dificuldades económicas, através da ‘abem - Rede Solidária do Medicamento’, foi hoje anunciado.

Trata-se de uma iniciativa que resulta de um protocolo assinado entre a Câmara de Braga e a Associação Dignitude e que já beneficiou 518 cidadãos em situação de carência económica, permitindo-lhes o acesso a medicamentos, prescritos por receita médica.

O protocolo inicial, assinado em maio de 2021, previa o pagamento por parte do Município de Braga de um montante de 100 euros por beneficiário.

Face ao “significativo acréscimo do valor de aquisição de medicamentos, a que acresce a elevada procura” pelo programa da Rede Solidária do Medicamento, a Câmara vai agora aumentar a comparticipação para 135 euros.

Para o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, a Rede Solidária do Medicamento tem-se revelado um “auxílio crucial aos cidadãos que, por várias circunstâncias, não conseguem pagar os seus medicamentos por não possuírem os recursos económicos para tal, pondo em causa a sua própria saúde”.

“O acesso à medicação é um fator fundamental para a saúde e dignidade dos cidadãos, das suas famílias e de toda a comunidade. Este é mais um apoio social que visa garantir a qualidade de vida dos bracarenses que passam por mais dificuldades, indo ao encontro de outras medidas que temos tomado no mesmo sentido e que visam até suprir lacunas do Estado, como é um excelente exemplo o programa Braga a Sorrir”, afirmou.

Cabe ao Gabinete Municipal de Saúde do Município de Braga a referenciação de cidadãos socialmente vulneráveis cuja situação seja enquadrável para integrar a Rede Solidária do Medicamento.

Aos beneficiários é entregue um cartão ‘Abem – Rede Solidária do Medicamento’, bastando apresentá-lo numa farmácia aderente à sua escolha para poder adquirir, sem custos para si, os medicamentos comparticipados que lhe forem prescritos.

A Associação Dignitude é uma instituição particular de solidariedade social que tem como parceiros promotores a Cáritas Portuguesa, a Plataforma Saúde em Diálogo, a Associação Nacional das Farmácias e a Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica.


Autor: Agência Lusa