Entre os meses de janeiro e julho, o Circuito - Serviço Educativo Braga Media Arts propõe diversas ações que visam «continuar a fomentar o espaço de diálogo entre a comunidade, criação e media arts», estimulando a criação artística e os processos colaborativos tendo por base as novas tecnologias.
Concretamente o Circuito Escolar, dedicado a crianças e jovens, disponibiliza atividades para realizar em contexto de turma. Para os mais pequenos, “Piratas e Sereias, Ostras e Baleias” é um filme-concerto que, nos dias 3 e 4 de fevereiro, leva às profundezas do oceano e que junta o cinema de animação à música.
Já “Diários de Bordo” pretende incentivar os alunos do 1.º Ciclo a criar uma animação em ‘stop motion’, enquanto os “WE! Workshops de Experimentação” - a decorrer nos dias 7 e 8 de março - propõem a observação dos objetos obsoletos e fazê-los nascer de novo através da música. Já em abril, nos dias 18 e 19, o desafio passa por usar dispositivos desatualizados para criar um novo aparelho exclusivo que dará informação sobre o meio ambiente através do som. Nos dias 9 e 10 de maio, os participantes serão compositores excêntricos que utilizam coisas que já quase ninguém usa para criar música original.
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Rita Cunha
Atividades do “Circuito” fomentam a criação artística através das novas tecnologias

Fotografia
Publicado em 29 de dezembro de 2022, às 23:37