O Estabelecimento Prisional de Braga vai ganhar um novo piso. O investimento na ampliação do edifício será concretizado no âmbito de acordo de cooperação entre a Direção-Geral dos Serviços Prisionais e a Câmara Municipal de Braga.
A concretização do investimento abre as portas à criação de uma nova sala para visitas, uma nova escola e um novo dormitório para os guardas prisionais.
O anúncio foi feito ontem pelo diretor-geral dos Serviços Prisionais. «Com este investimento, o Estabelecimento Prisional de Braga passará a contar com alguns quartos para visitas mais íntimas», disse Celso Manata, que falava à margem da cerimónia de inauguração do campo de jogos da cadeia da cadeia bracarense.
Celso Manata estima que o investimento fique pelos 100 mil euros. «Essa é a estimativa que fazemos com base no projeto de arquitetura, que já está concluído», disse o responsável pelas cadeias portuguesas, admitindo a possibilidade de que também os estabelecimentos prisionais de Guimarães e de Viana do Castelo também possam ser alvo de investimentos num futuro próximo.
A cadeia que serve os concelhos do Alto Minho é a que se encontra em situação mais favorável. A Direção-Geral dos Serviços Prisionais tem mantido negociações com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, que «tem mostrado disponibilidade para colaborar em algumas obras com significado no Estabelecimento Prisional», salientou Celso Manata, ressalvando, no entanto, que ainda não há qualquer compromisso da parte do executivo liderado por José Maria Costa.
O campo de futebol de salão da cadeia de Braga foi ontem inaugurado com um jogo que colocou frente a frente a seleção de padres da Arquidiocese de Braga a uma equipa de reclusos. O equipamento, que vai ser colocado ao serviço da humanização dos internados, resultou de um esforço conjunto do Estabelecimento Prisional, da Câmara de Braga e duas empresas.
Pormenor
A Direção-Geral dos Serviços Prisionais entregou ao Ministério da Justiça um extenso dossiê onde elenca os investimentos fundamentais para a próxima década. É um trabalho estratégico sem precedentes, que será votado no Parlamento. O diretor-geral afirma que se for aprovado, concretiza-se uma grande mudança.
Câmara colabora sempre que pode com o Estabelecimento Prisional
O vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Firmino Marques, afirmou que a colaboração com o Estabelecimento Prisional instalado na cidade «é uma constante» e fez saber que a autarquia está sempre disponível para ajudar no que lhe for possível.
«A colaboração institucional que este executivo mantém com o Estabelecimento Prisional de Braga é uma demonstração da «elevada importância que o Município de Braga lhe atribui», disse Firmino Marques, recordando que a colaboração iniciou-se assim que a equipa de Ricardo Rio tomou posse e recebeu o convite para participar na festa de Natal da cadeia de Braga.
«Estamos sempre disponíveis para intervir e ajudar no que nos competir», disse o autarca bracarense, salientando que a ação da Câmara Municipal está em requalificações de dimensão bem visível como é o caso da ampliação que deverá avançar no próximo ano a ajudas que passam despercebidas, «mas que são muito importantes para quem pode usufuir delas».
A propósito, o vice-presidente da autarquia bracarense deu conta de que existe uma coberta de paragem de autocarro no exterior da cadeia.
«Quem vir pensa que é uma normal paragem de autocarro. Acontece que aqui não passa nenhum transporte público. A cobertura foi colocada para as visitas se abrigaram da chuva e/ou do calor, enquanto esperam para entrar», disse Firmino Marques, elencando outras intervenções municipais como a colocação da calçada do pátio externo da cadeia.
Autor: Joaquim Martins Fernandes