No ano em que se assinalam os 15 anos da campanha de adaptação de brinquedos eletrónicos para crianças com necessidades especiais, o responsável pelo projeto, Fernando Ribeiro, explicou à Lusa que o objetivo é “proporcionar um Natal mais feliz” àquelas crianças.
A iniciativa é do Departamento de Eletrónica Industrial da UMinho e as adaptações aos brinquedos são feitas por voluntários, alunos do curso de Engenharia Eletrónica e Industrial.
“Nos próximos cinco dias, começa na terça-feira, o Laboratório de Automação e Robótica deixa de existir e dá a vez a uma oficina do Pai Natal muito especial. Estes são dias em que não se faz ali mais nada a não ser adaptar brinquedos”, disse.
Este ano, os voluntários vão adaptar cerca de 70 brinquedos eletrónicos, oferecidos pela Câmara Municipal de Guimarães, pelo Centro Terapêutico SalusLive, para que possam ser utilizadospor crianças com necessidades especiais de forma autónoma.
“O que fazemos é transformar cada um destes brinquedos para queestas crianças possam usá-los sozinhas. Queremos estimular a autonomia delas e aprendizagem”, explicou o docente.
A inscrição para receber um brinquedo adaptado é feita através do correio eletrónico para [email protected].
A distribuição dos brinquedos vai ser feita entre os dias 14 e 17 de dezembro.
Autor: Redação/Lusa