twitter

Alunos da UMinho criam alojamento inovador para festivais de verão

Alunos da UMinho criam alojamento inovador para festivais de verão
Fotografia

Publicado em 02 de julho de 2017, às 15:24

Quatro estudantes da Escola de Arquitetura da Universidade do Minho, em Guimarães, foram premiados por um alojamento inovador e ecológico para festivais de verão. O projeto, chamado "Capsule House", venceu o concurso nacional de ideias "EcoHut", promovido pelo Portal da Construção Sustentável, e recebeu 3000 euros de prémio. O objetivo é agora convencer o mercado para a produção do projeto.

João Pedro Moreira, Luís Ferreira, Eduardo Lopes e Joel Duarte tinham que desenvolver um dormitório móvel e autónomo para quatro jovens, incluindo WC e chuveiro com água quente, zona para preparar alimentos e zona exterior com grelhador portátil. O conceito exigia cisternas para reaproveitar as águas, miniestações para gerir as águas residuais e sistemas para captar energia elétrica (painéis fotovoltaicos e baterias). O limite de tamanho, para facilitar o transporte da estrutura, e o uso de materiais sustentáveis, como placas de gesso, foi igualmente prioritário. A "Capsule House" cumpriu todos os requisitos e destacou-se ainda pela "gaveta", um pequeno módulo que, uma vez aberto, expande a área útil total do alojamento.

 

«Estamos contentes por ver o trabalho reconhecido e por mostrar o valor da nossa universidade», referiu José Pedro Moreira. «Esperamos que este projeto seja construído. Se para um arquiteto é uma honra ver a sua ideia a materializar-se, para nós, estudantes de arquitetura, será uma honra ainda maior», sublinha. A sua equipa decidiu inscrever-se devido às «premissas interessantes» do concurso e numa fase em que a matéria do curso incidia na sustentabilidade dos edifícios. 


Autor: