Ana Teresa Cruz, aluna do 12º ano do Curso de Línguas e Humanidade do Colégio D. Diogo de Sousa de Braga, conquistou o primeiro lugar do concurso "Faça lá um poema", promovido pelo Plano Nacional de Leitura (PNL2027) e pela Fundação Centro Cultural de Belém (CCB). A apresentação pública dos poemas selecionados decorrerá no CCB, no dia 23 de março de 2019, no âmbito das comemorações doDia Mundial da Poesia.
Com intenção de incentivar o gosto pela leitura e pela escrita de poesia, os alunos do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário, das escolas públicas e privadas do continente e ilhas, foram desafiados a criar poemas, motivados pela comemoração do centenário do nascimento da poetisa Sophia de Mello Breyner Andresen.
Assinado com o pseudónimo Maria Gorete, o poema vencedor, "Há em mim um fogo", faz referência a um "fogo" que nasce quando o sujeito poético se vê confrontado com uma sociedade dessacralizada, injusta, cruel, fria e corruptora do pensamento.
Mesmo configurando o mundo como negativo, o sujeito lírico deixa alguns laivos de esperança, porque acredita que há ainda seres bons e generosos que ajudam a dar outra cor e jovialidade a um real desesperançado.
O envio dos trabalhos decorreuentre dezembro de 2018 e fevereiro de 2019, e a seleção dos textos, de acordo com o regulamento, teve por base a criatividade, a adequação morfológica e sintática, a riqueza do conteúdo, o estilo e a originalidade do tema.
Autor: Redação / NC