O Altice Forum Braga celebrou, hoje, o seu terceiro aniversário, sob o signo do "recomeço". O Município de Braga e a InvestBraga querem continuar a captar investimento e capacidade económica e encaram o equipamento como o grande fator de atratividade para o turismo de negócios, um dos setores em maior expansão na nossa região.
Durante uma conferência de aniversário inteiramente dedicada ao tema "Turismo de Negócios: adaptação e inovação", o presidente do Conselho de Administração da InvestBraga, Ricardo Rio, começou por vincar a importância da retoma em pleno.
«Aquilo que hoje procuramos, neste terceiro aniversário, é, pegando nesta última palavra, "recomeçar". Voltar a ter a mesma dinâmica que tínhamos há quase um ano e meio atrás, em que não tínhamos agenda disponível, em que tínhamos o Forum repleto de atividade a cada momento e isso é aquilo que antevemos que irá voltar a acontecer ao longo dos próximos meses e, seguramente de forma duradoura, ao longo dos próximos anos», afirmou.
Ricardo Rio sublinhou a importância que o setor MICE (Meetings, Incentives, Conferences, and Exhibitions) tem adquirido nos últimos anos e defendeu que além da InvestBraga, também o Turismo do Porto e Norte e o Turismo de Portugal têm desenvolvido muitas ações junto dos públicos alvo para captar grandes eventos para esta região, que têm permitido impulsioná-la enquanto território fértil para o chamado turismo de negócios.
«Este é um setor em que o passar palavra, o prescrever, acaba por ter um papel muito importante», sustentou o presidente da Câmara de Braga, vincando a importância deste trabalho de promoção para o sucesso.
Rio recordou que a requalificação do Forum foi fundamental para trazer a Braga outras dinâmicas que do ponto de vista turístico podem aqui ser potenciais. Dando como exemplo o "Dance World Cup", evento que encheu a capacidade hoteleira num raio de mais de 100 km, o edil bracarense sustentou que o objetivo é «continuar a potenciar o impacto que outras realizações semelhantes podem trazer para o futuro do território».
Segundo o autarca a estratégia de desenvolvimento económico do concelho passa pelo ecletismo e pela aposta na excelência em todos os setores de atividade, «não apenas na sua base comercial tradicional, mas também na capacidade inovadora e industrial que se tem aprofundado ao longo dos anos».
O Altice Forum Braga insere-se nesta estratégia e é encarado como fundamental para a captação de investimentos, mas também do chamado turismo de negócios».
«Um equipamento que tem, para lá daquilo que são as suas qualidades estruturais e a excelência da equipa que aqui desenvolve a sua atividade, um enormíssimo potencial de concretização e uma multiplicidade de realização de todo o cariz, desde a componente desportiva, à cultural, à social, às feiras, exposições e congressos», afirmou.
Rio aproveitou ainda para agradecer à equipa do Forum Braga e do Município, mas também aos parceiros «que ajudam a trazer para Braga muitas realizações que enriquecem a cidade, que dinamizam a sua capacidade de captação turística, com um impacto positivo em todos os setores».
[Notícia completa na edição impressa do Diário do Minho]
Autor: Carla Esteves
Altice Forum Braga quer ser principal pólo de atração do turismo de negócios na região
Publicado em 11 de setembro de 2021, às 21:12