Um copo de vinho verde e um petisco por apenas 3,00 euros. É este o mote do "Verde Cool", uma iniciativa da Associação Comercial de Braga, a decorrer em Braga, Amares, Póvoa de Lanhoso, Terras de Bouro, Vieira do Minho e Vila Verde, que se vai realizar pelo terceiro ano, que contabiliza um recorde de estabelecimentos a integrar o evento.
«Esta terceira edição é a maior de sempre. Depois de registarmos a adesão de 22 estabelecimentos em 2015 e de 33 em 2016, na presente edição envolvemos 42 estabelecimentos nesta grande iniciativa de promoção do vinho verde. Alcançamos também uma dimensão supra-municipal ao envolvermos estabelecimentos aderentes dos 6 concelhos da área de atuação da Associação Comercial de Braga», congratulou-se o presidente da instituição Domingos Barbosa, ontem, na apresentação do evento "Verde Cool".
Na presente edição, atendendo ao impacto registado anteriormente e ao aumento do número de aderentes, a que se somam também mais dias de campanha (42), as projeções da organização indicam que «possamos atingir a venda de cerca de 50 mil menus "Verde Cool", o que implicará o consumo diretor de 12 mil garrafas de vinho verde», contabilizou Domingos Barbosa.
O copo de vinho verde e o petisco do evento ficam, este ano, ligeiramente mais caros, subindo o preço dos 2,5 para os 3 euros, de forma «a melhorar a qualidade dos vinhos e petiscos servidos», suportam os promotores, afiançando que «disponibilizamos para este certame alguns dos nossos 36 melhores vinhos», garantiu Manuel Pinheiro, presidente da Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes.
O mesmo responsável anunciou que «este é um ano feliz para o vinho verde, dado que será certamente um ano recorde de vendas e de exportações».
Com efeito, o vinho verde é «um dos recursos mais valiosos da nossa região» a que se somam «petiscos de uma riquíssima gastronomia» com um toque "cool", que é como quem diz "na moda", de forma a conquistar pelo paladar e o estômago locais e turistas.
«O nosso património enogastronómico é um motivo de orgulho e certamente de atração turística, sendo que o que queremos é afirmar estes produtos e prolongar o verão e a estadia de visitantes, fazendo com que também sejam embaixadores nos seus países. Este evento ajuda a afirmar Braga e a região como promotor do vinho verde, uma bebida cool, saborosa e de muita qualidade», resumiu o adjunto da Câmara de Braga, António Barroso.
A edição de 2017 do "Verde Cool" inclui ainda um concurso que habilita os consumidores a ganharem estadias em unidades hoteleiras de Lisboa e Gerês, uma noite para duas pessoas.
Para participarem basta que façam fotos do menu que estiverem a degustar e as partolhem nas redes sociais com a hastag VERDECOOL2017. As duas fotografias que conquistarem mais "gostos" ganham os prémios.
Com a iniciativa, a ACB volta a pretender dinamizar, de forma coletiva, os estabelecimentos de bebidas e comida da região, através do afamado vinho verde.
Autor: Rui de Lemos