O professor Alexandre Ferreira da Silva, da Escola de Engenharia da Universidade do Minho (EEUM), é o novo codiretor do Programa MIT Portugal. O programa será co-coordenado por João Pedro Barreto, da Universidade de Coimbra (UC).
Esta 4ª fase da parceria entre Portugal – que junta universidades, empresas, associações e tutela – com o Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), nos EUA, quer deixar uma marca profunda na formação, investigação e inovação nacional. Esta colaboração já resultou, por exemplo, em dezenas de novas empresas.
A nova fase vai apostar nas áreas de Chips/Nanotecnologia, Espaço, Inteligência Artificial e Energia. O Programa pretende focar-se em quatro grandes objetivos: reforçar a capacidade de inovação e competitividade do país, promover ciência de ponta alinhada com as prioridades nacionais e europeias, formar uma nova geração de líderes científicos e empreendedores, e transformar inovação em tecnologias avançadas em soluções de mercado globais.
«O MIT Portugal tem tido um grande impacto nos jovens que, como eu, prosseguiram estudos de pós-graduação nesta parceria internacional e que hoje ocupam posições de destaque nas suas carreiras profissionais», sublinha Alexandre Ferreira da Silva.
«O Programa também teve um impacto significativo no corpo docente e nos investigadores portugueses, ao promover e estimular projetos colaborativos dos dois lados do Atlântico», reforça aquele professor da EEUM.