twitter

Município de Braga investe mais de 4,3 milhões de eeuros em acessibilidades

Município de Braga investe  mais de 4,3 milhões de eeuros em acessibilidades
Fotografia
Fotografia DR

Publicado em 09 de junho de 2025, às 18:46

Requalificação beneficia quase 20 quilómetros de vias municipais

O Município de Braga tem vindo a reforçar os investimentos em obras de requalificação viária e melhoria das acessibilidades no concelho. Ao abrigo do processo de Acordo Quadro, já foram executadas, estão em curso ou prestes a iniciar empreitadas que representam um investimento global superior a 4,3 milhões de euros mais IVA, empreitadas que abrangem uma extensão aproximada de 20 quilómetros de vias municipais.

As empreitadas desenvolvidas no âmbito deste processo incidem sobre trabalhos de manifesta simplicidade técnica e sistematizados, incluindo repavimentações com camadas betuminosas, melhorias no sistema de drenagem superficial, intervenções nas condições de acessibilidade, como passadeiras sobrelevadas, e aplicação de sinalização horizontal e vertical.

Segundo a autarquia bracarebse, as obras de reabilitação concluídas contemplam a Estrada Municipal (EM) 562, em Tadim, num investimento de quase 520 mil euros a EM 565 (Adaúfe/Navarra), num valor de 687 mil 39 euros; a requalificação no Parque Industrial de Pitancinhos, em Palmeira, num investimento de 333,6 mil euros; a Avenida de Trezeste, em Vimieiro, tendo a obra custado mais 442 mil euros; a repavimentação da Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires, por 182 mil euros, e a Praceta Luís de Almeida, em São Vítor, num investimentoi de 72 mil 405 euros.

Em curso estão as empreitadas na Rua do Monte, Escudeiros, com um custo de 305 mil euros; na Avenida de Covedelo e Rua da Senhora da Graça, em Celeirós, por  478 mil 786 euros e na EM 588, em  Nogueiró, num investimento de )328 mil euros.

Estão já adjudicadas várias empreitadas: EM 587, em São Pedro d’Este, por quase 385 mil euros; Viaduto da Rotunda das Piscinas (São Vítor), por 56 mil euros; arruamento entre a Rua Nascente e Calçada de Santa Tecla (São Vítor), por 19 mil euros; e Rua da Cruz Vermelha (Nogueira), por 82 mil 746 euros. Em vias de adjudicação estão obras num valor superior a 200 mil euros.