O Festival Arcada regressa este ano a Braga, para a sua 4.ª edição. Entre os dias 4 de julho a 2 de agosto, a realização promete «uma programação rica e diversificada, destinada a diferentes públicos».
Dentro da atividade performativa, a programação inclui concertos e recitais com nomes de destaque como o violoncelista David Cohen, os violinistas Nancy Zhou, Eliot Lawson, a Sinfonietta de Braga, o maestro Jean-Marc Burfin, e os pianistas Pedro Emanuel Pereira e Vera Fonte.
Organizado pela Sinfonieta de Braga, o festival assume-se como «uma celebração da música para cordas em todas as suas formas e tradições». Com um programa «ainda mais rico e diversificado», a edição deste ano pretende conectar entusiastas da música de cordas de todos os níveis de experiência, desde o público geral a profissionais do meio.
A formação especializada é direcionada para alunos e professores, com masterclasses e ações de formação para professores, conduzidas por Mimi Zweig, Géza Szilvay, Nancy Zhou e David Cohen. Além das atividades dirigidas a alunos, professores e profissionais do Ensino de Música, esta edição traz também novidades para o público em geral, como sessões de yoga no Museu, acompanhadas por um quinteto de cordas, e sessões de musicoterapia.
Durante os 32 dias de duração do festival, que vai animar vários locais da cidade, há algumas novidades face às edições anteriores: a realização do I Concurso Nacional de Violino “Prémio Arcada” e uma sessão de Yoga com música ao vivo.