A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-NORTE) promove no próximo dia 12 de junho, quinta-feira a segunda tertúlia do ciclo dedicado a Camilo Castelo Branco. O evento vai ter lugar no Bom Jesus do Monte, no Hotel do Parque, na cidade de Braga, a partir das 21h00.
Subordinado ao tema “Morte/Ressurreição”, o encontro propõe um mergulho profundo nas inquietações existenciais, morais e espirituais que atravessam a escrita camiliana.
A tertúlia vai contar com as participações do Arcebispo Metropolita de Braga, D. José Cordeiro, e do professor João Paulo Braga, cabendo a moderação a Maria João Padrão.
Com curadoria de Jorge Sobrado, a iniciativa integra a programação “Camilo 200 a Norte”, relativa às comemorações do bicentenário do nascimento de Camilo Castelo Branco.
Para o vice-presidente da CCDR NORTE, Jorge Sobrado, «Camilo é o cicerone do Norte, ele é o inventor do Norte, é o cartógrafo simbólico, psicológico do Norte, do nosso temperamento, do nosso sentido trágico, da nossa paixão, do nosso desejo».
Celebrando o prazer da leitura das obras do primeiro escritor a viver exclusivamente da sua escrita, visa-se também a redescoberta aos dias de hoje da sensibilidade camiliana rebelde e sem repouso e da sua geografia humana e paisagística, cultural e moral.
A entrada no evento é gratuita, mas de inscrição obrigatória, através do link https://forms.office.com/e/x2RsrEDRZy pea.