twitter

“Festim Rusgueiro” é celebração que cruza expressões artísticas

“Festim Rusgueiro” é celebração que cruza expressões artísticas
Fotografia Avelino Lima

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 04 de junho de 2025, às 17:38

Iniciativa da Rusga de S. Vicente realiza-se este sábado à noite, no Mercado.

É já este sábado, no Mercado Municipal, que se realiza a 3.ª edição do “Festim Rusgueiro”, uma iniciativa da Rusga de S. Vicente - Grupo Etnográfico do Baixo Minho, realizada em parceria com a Junta de Freguesia de S. Vicente e apoio da autarquia de Braga, e que promete cruzar, em palco, diversas manifestações artísticas num ambiente de festa aberto a todos os interessados.


Proporcionar momentos de celebração entre artistas e público presente num espetáculo eclético que promove as sonoridades dos bombos e caixas, a dança e o canto de matriz popular tradicional é o objetivo desta iniciativa. Na apresentação, o presidente da Rusga de S. Vicente realçou precisamente esta abrangência cultural, já que subirão ao palco grupos de diferentes estilos musicais. 

«Queremos uma noite agradável e mostrar que o nosso repertório juntamente com os grupos convidados», disse José Pinto, realçando que, em palco, estarão, para além da Rusga de S. Vicente, os Bomboémia - Grupo de percussão da ARCUM/UMinho, o Dueto de Flautas composto por Joana Nulasco e Mariana Portovedo, o Grupo Folclórico da Corredoura (S. Torcato - Guimarães), o grupo de música tradicional “Raízes” (Vila Verde) e o Grupo Etnográfico da Região de Coimbra.


O programa começa às 17h30, com a receção dos grupos na sede da Rusga, seguindo-se um jantar e, às 20h45, a troca de lembranças entre os grupos participantes e artistas individuais. O “Festim Rusgueiro” começa às 21h30 e tem entrada livre.