O executivo municipal de Braga analisa amanhã, em sede de reunião de Câmara, um pacote de apoios financeiros que ascende a 162 mil euros, e que contempla freguesias, uma entidade desportiva, uma atividade cultural e uma iniciativa de estímulo à cidadania.
Trata-se de um investimento realizado em forma de apoios diretos, contrato interadministrativo e contrato-programa de desenvolvimento desportivo, que visa reforçar o desenvolvimento e a coesão territorial, promovendo a melhoria da qualidade de vida da população e o fortalecimento das infraestruturas locais.
O Município de Braga vem assim reafirmar, com este pacote de investimentos, o compromisso com um desenvolvimento equilibrado e sustentável do território, promovendo a valorização das freguesias e das entidades locais, ao mesmo tempo que responde às necessidades sociais da população mais vulnerável.
No que respeita às Juntas de Freguesia, a Freguesia de Ruílhe receberá um apoio de cerca de 6 mil euros destinado ao projeto de requalificação e alargamento da Rua do Engenho, estando ainda previsto um apoio de 24 mil euros à Freguesia de Esporões para a construção de Columbários no cemitério.
Prevista está também a atribuição de 14 mil euros à Freguesia de Padim da Graça para a aquisição e montagem de Altar, Mesa de Celebração e Presidência na Capela Sr.ª da Graça; 29 mil euros à Freguesia de Ferreiros e Gondizalves para a requalificação dos passeios do Cemitério Paroquial de Ferreiros; 80 mil euros à Freguesia de Real, Dume e Semelhe para requalificação da Piscina de Dume e 738 euros à Freguesia de Lomar e Arcos para aquisição de banho maria para a EB1 de Arcos.
Quanto aos contrato-programa de desenvolvimento desportivo, será atribuída uma verba de 4 mil euros à Bracara Team Associação com a finalidade de apoiar a deslocação de 60 atletas ao WDSF European Championship Choreogr. Latin, que se realiza em Barcelona.
Relativamente ao Prémio Vida Literária Vítor Aguiar e Silva, o Município de Braga irá atribuir uma comparticipação financeira no valor total de 25 mil euros, sendo 20 mil euros destinados ao laureado e 5 mil euros para despesas de organização, publicitação e trabalhos de secretaria.
O Município propõe ainda a atribuição de 2,5 mil euros à Associação Portuguesa do Parlamento Europeu dos Jovens, que com a colaboração e o apoio da Câmara Municipal de Braga irá promover, na cidade de Braga, a 43.ª Sessão Nacional do Parlamento Europeu dos Jovens, entre os dias 30 de abril e 4 de maio de 2025.