O Centro de Educação Ambiental da Quinta Pedagógica de Braga tem patente ao público a exposição fotográfica “Hortas Ecológicas em Permacultura”, da autoria de Henrique Bastos.
Segundo fonte da Câmara de Braga, a mostra é composta por mais de uma centena de fotografias e oferece um olhar profundo sobre práticas agrícolas sustentáveis, desenhadas em harmonia com a natureza e inspiradas nos princípios da permacultura.
A mesma fonte explica ainda que a exposição reúne registos de projecos desenvolvidos pelo autor em diferentes geografias, como o Chile, Bulgária, Peru, Egipto e Inglaterra, evidenciando uma abordagem que conjuga saberes ancestrais, geometrias sagradas, educação alternativa e respeito pelos ciclos naturais. As imagens retratam também a forte componente social da permacultura, com especial enfoque em comunidades escolares, jovens e seniores.
A inauguração desta exposição contou com a presença do vereador do Ambiente e Alterações Climática da Câmara de Braga, Altino Bessa, que destacou «o trabalho consistente de Henrique Bastos ao longo das últimas décadas na promoção de práticas agrícolas ecológicas, bem como o contributo de todos os que, diariamente, se dedicam à construção de um planeta mais sustentável».
A iniciativa contou ainda com a participação de seniores do Centro Comunitário de Dume, jovens do Instituto de Formação Profissional de Braga, Polo de Mazagão, e voluntários da Quinta Pedagógica, envolvidos nos projetos de hortas sociais e terapêuticas.
A exposição está patente ao público, com entrada gratuita até 7 de junho.
Mostra sobre hortas ecológicas na Quinta Pedagógica

Fotografia
DR
José Carlos Ferreira
Jornalista
Publicado em 11 de abril de 2025, às 11:41