A Câmara de Braga lançou esta semana o concurso público para a 2.ª fase da renaturalização do rio Este, no valor de 900 mil euros, para o trço entre a lagoa e a Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires.
A novidade foi anunciada pelo presidente da autarquia, Ricardo Rio, na cerimónia de inauguração do Espaço Energia, aproveitando a presença do secretário de Estado do Ambiente para agradecer o empenho do Governo na valorização dos cursos de água do concelho.
Aos jornalistas, Ricardo Rio explicou que o que está previsto nesta segunda fase é uma intervenção «muito na linha daquilo que tem vindo a acontecer desde a zona do INL [Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia] e do Hotel Meliã até à chamada lagoa da rodovia». «São renaturalizadas as margens, ou seja, são retiradas todas aquelas dimensões que foram erros do passado, do betão, das pedras que eram instaladas nas margens dos rios», disse. No lugar destes elementos, sublinhou, vão ser adotadas soluções naturais, isto é, de colocação de vegetação, e o próprio espaço será reordenado, para mitigar os riscos inerentes. Desta forma, o presidente da Câmara de Braga desejou que os espações sejam mais fruíveis. «Nós já temos, obviamente, espaços cicláveis e pedonais que se prolongam por esse mesmo espaço, mas eles vão ser valorizados, vão ser qualificados. E, depois, há, sobretudo, uma grande intervenção no próprio curso do rio para garantir essas mesmas condições de fruição e de conforto», acrescentou. As obras desta segundo fase vão decorrer entre a zona da lagoa até à Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires, que é um segundo troço depois da intervenção que realizada até aos campos da Rodovia. A intervenção representa um investimento de 895 mil euros e o prazo de execução é de 180 dias. Ricardo Rio agradeceu a colaboração do Governo nesta obra e desejou mesmo ter ainda mais troços a curto prazo em intervenção. Na cerimónia, o secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa, recordou o tempo em que, noutras funções, esteve à frente da renaturalização da ribeira de Vila Nova de Gaia, confessando sentir-se agora encantado sempre que vê um projeto destes.
Câmara de Braga lançou concurso público para 2.ª fase da renaturalização do rio Este

Fotografia
Avelino Lima
José Carlos Ferreira
Jornalista
Publicado em 10 de abril de 2025, às 17:19