O Instituto de Reabilitação e Integração Social – IRIS, pretende avançar para a construção de um lar residêncial.
A diretora da instituição, que veio hoje com vários utentes à redação do Diário do Minho cantar os Reis e desejar um bom ano novo a todos os funcionários do Grupo Diário do Minho, afirma que neste momento já estão a ser feitas as primeiras diligências no sentido de concretizar este sonho de ter um segundo lar residencial.
Eduarda Queirós salienta que esta é uma necessidade que se torna cada vez mais premente, pois os pais dos jovens e adultos com necessidades educativas especiais começam a envelhecer, sendo desde já necessário garantir este tipo de apoio para aqueles que vierem a necessitar dele.
A diretora do IRIS sublinha ainda que esta é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que presta apoio a jovens e adultos com deficiências diversas, proporcionando-lhes atividades que visam o desenvolvimento global, a sua autonomia e independência pessoal e criando condições socioafetivas favoráveis à sua reabilitação e integração na sociedade.
Nesse sentido, além das atividades nas próprias instalações, promove com regularidade iniciativas no centro da cidade de Braga e junto de instituições locais. E neste âmbito, um grupo de utentes esteve ontem no Diário do Minho para cantar os Reis, cumprindo uma tradição já com muitos anos. Este momento enquadrou-se no projeto “Da Tradição à Inclusão”, que o IRIS e os seus utentes levam a cabo, tratando-se de um momento de animação baseado na música tradicional e que percorre várias instituições do concelho.
Instituto de Reabilitação e Intgração Social quer construir novo lar residencial

Fotografia
Avelino Lima
José Carlos Ferreira
Jornalista
Publicado em 16 de janeiro de 2025, às 15:33