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Câmara de Braga prova projetos para requalificar e ampliar escolas do Bairro Económico e Ponte Pedrinha

Câmara de Braga prova projetos para requalificar e ampliar escolas do Bairro Económico e Ponte Pedrinha
Fotografia DR

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 13 de janeiro de 2025, às 19:14

Empreitadas representam investimento superior a 5 milhões de euros

A maioria do executivo da Câmara de Braga aprovou, hoje, os projetos de execução para a requalificação e ampliação da Escola Básica do Bairro Económico, em S. Victor, e da Escola Básica de Ponte Pedrinha, em Lomar.

As duas empreitadas estão orçadas em 3 milhões e 629 mil euros e 2 milhões e 156 mil euros, respetivamente. Os vereadores do PS e da CDU abstiveram-se.

A empreitada da Escola Básica do Bairro Económico engloba, além da requalificação e ampliação, as obras de requalificação integral dos espaços exteriores, a requalificação do polidesportivo e a criação de uma nova via de acesso a partir das Rua Dr. Francisco Machado Owen. 

A intervenção na Escola Básica de Ponte Pedrinha prevê, além da ampliação e requalificação do edifício, a requalificação integral dos espaços exteriores.

Em ambas será instalado um sistema modular de apoio das atividades letivas enquanto decorrem as obras. O prazo de execução dos projetos é de 540 dias.

O presidente da Câmara afirmou que este investimento faz parte de um ciclo de grandes obras nas escolas do concelho.

«Este investimento nas escolas não vai parar. Estas duas intervenções em particular completam a primeira fase de grandes investimentos em escolas EB1, que começou com São Pedro D’Este e continuou com outras escolas, como a de Nogueira, Figueiredo e Este São Pedro», explicou Ricardo Rio.

O edil destacou que, em breve, serão lançadas novas intervenções ao abrigo de um financiamento anunciado pelo Governo, com um valor superior a 10 milhões de euros para as escolas EB2 e EB3, como a Frei Caetano Brandão, a de Palmeira e  de Trigal Santa Maria.

Os novos projetos para as escolas de ensino básico e secundário vão incluir, além da reabilitação dos edifícios, a criação de novas funcionalidades que são necessárias para o desenvolvimento das atividades escolares, como pavilhões e auditórios, acrescentou.