O município de Braga vota, esta segunda-feira, na reunião do Executivo Municipal, duas propostas para a realização de obras de reabilitação e ampliação em duas escolas primárias. São elas a EB1 da Ponte Pedrinha e do Bairro Económico. O investimento total anda perto dos seis milhões de euros, segundo o documento e o prazo de execução é de 540 dias em ambos os casos.
Concretamente no que respeita as obras de requalificação e ampliação da EB1 do Bairro Económico, na freguesia de S. Victor, estas estão orçadas em 3.629.619,79 euros (mais IVA).
A intervenção engloba obras de ampliação e requalificação do edifício da escola, requalificação integral dos espaços exteriores da escola e do polidesportivo, a criação de uma nova via de acesso a partir da Rua Dr. Francisco Machado Owen e a instalação do sistema modular de apoio das atividades letivas da escola enquanto decorrerem as obras.
No caso da EB1 da Ponte Pedrinha, situada em Maximinos, as obras têm o valor base de 2.156.046,94 euros (mais IVA).
A intervenção visa a realização de obras de ampliação e requalificação do edifício da escola e a requalificação integral dos espaços exteriores, assim como a instalação do sistema modular de apoio das atividades letivas da escola enquanto decorrerem as obras.
Ainda no decorrer deste ano, o município pretende lançar concursos públicos para 16 estabelecimentos de ensino, abarcando vários graus de ensino, desde escolas secundárias a básicas e jardins de infância. Em concreto no caso das intervenções nas escolas secundárias a autarquia está a aguardar a abertura de candidaturas a fundos europeus.
Recorde-se que estas intervenções vêm juntar-se a outras recentemente realizadas, como as da EB de Este S. Pedro, da EB1/Jardim de Infância da Garapôa, do Centro escolar de S. Frutuoso e da Escola EB23 de Cabreiros. Outras estão ainda em curso.
Quase seis milhões de euros para obras em duas escolas
Rita Cunha
Jornalista
Publicado em 10 de janeiro de 2025, às 18:39