Cerca de 150 jovens oriundos de diversas escolas e instituições do concelho participaram esta sexta-feira e sábado de manhã no “Florestar Braga”, no Monte do Picoto, numa acção de sensibilização ambiental que envolveu no total a plantação de 300 árvores, entre carvalhos, castanheiros, aceres, aveleiras, macieiras bravas, cerejeiras bravas e bétulas e ainda arbustos pilriteiros, medronheiros, loureiros e azevinhos.
Na sexta-feira, estiveram presentes alunos da Escola EPB do curso de Contabilidade, Comércio e Secretariado e do curso de Apoio a Gestão do polo de Braga do IPCA. A acção contou ainda com a presença de um participante da BOCA - Bienal de Artes, Hugo Caroça, que que participou no evento.
“O objectivo desta acção no Monte do Picoto é criar aqui uma grande floresta, um pulmão verde para a cidade”. E explicou que “actualmente a realidade do Picoto é muito diferente daquela que era há alguns anos, onde as espécies aqui predominantes eram as invasoras. Hoje em dia, devido ao trabalho desenvolvido predominam aqui as espécies autóctones, nativas da região”, disse Altino Bessa, vereador do ambiente.
O responsável adiantou ainda que nos últimos anos “foram aqui plantadas mais de 10 mil árvores”.
Entretanto, este sábado haverá nova acção com a participação de elementos dos escuteiros, dos Lions Clube de Braga, voluntários, membros da Junta de Freguesia de S. Lázaro e da Quercus.