twitter

Mais de dois mil cães, gatos, aves e répteis para ver este fim de semana na ExpoAnimal

Mais de dois mil cães, gatos, aves e répteis para ver este fim de semana na ExpoAnimal
Fotografia DR

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 12 de novembro de 2024, às 15:16

Uma cãominhada é a novidade desta 12.ª edição.

A ExpoAnimal está de regresso ao Forum Braga, este fim de semana, com cerca de dois mil animais - a maioria cães, mas também gatos e animais exóticos -, que podem ser vistos em diversos contextos, prometendo momentos únicos para as famílias. A par da exposição, estão agendados espetáculos, oficinas,  sessões sobre diversos temas. Vários expositores também darão a conhecer as últimas tendências do setor animal. A “cãominhada” é uma das novidades desta 12.ª edição e conta já com uma centena de inscrições.

No ano passado, o evento contou com a visita de cerca de 15 mil pessoas. Um número que Carlos Silva, administrador executivo da InvestBraga, considerou «importante» e passível de ser mantido este ano, até porque a ExpoAnimal «é uma feira única» que junta no mesmo espaço concursos, animais de todas as espécies, comércio de produtos e conferências.

As competições de beleza e habilidade vão animar os seis a sete ringues no piso térreo, onde cães serão avaliados por juízes nacionais e internacionais ‘all-round’ vindos da Roménia, Finlândia, Itália e Geórgia. Os concursos fazem parte do calendário europeu, permitindo que os criadores acumulem pontos e certificações relevantes para o ranking continental. No piso superior, cerca de 200 gatos estarão em competição, avaliados por três juízes internacionais, que atribuirão 52 troféus aos melhores exemplares.

O evento acolhe ainda diversos expositores com produtos e serviços que abrangem várias vertentes da canicultura, felinicultura e cuidados de animais exóticos. Os setores representados incluem alimentação, higiene, bem-estar animal, saúde, brinquedos, coleiras, trelas, clínicas veterinárias, escolas de treino, hotéis e associações. 

Na apresentação do evento, que decorreu esta manhã, José Olímpio, diretor operacional da InvestBraga, deu nota que a ExpoAnimal é a segunda maior exposição em número de visitantes em Portugal, o que é «um motivo de orgulho». «A Expo Animal distingue-se de outras exposições, onde muitas vezes o foco é exclusivamente o concurso e a obtenção de pontos. Aqui, criamos uma experiência completa, que valoriza tanto os concursos como a interação e educação do público, referiu.

Em 2024, o espaço dedicado ao evento foi expandido em 22% face à edição anterior, trazendo um total de 59 expositores, dos quais 25 são novos. Esta edição conta também com um expositor internacional, oriundo de Espanha. Para Sandra Vaz, «este incremento demonstra a relevância e atratividade da Expo Animal, tanto para marcas já consolidadas no mercado como para startups e microempresas que trazem inovações ao setor».

Os animais exóticos também marcarão presença no certame, assim como as aves. Araras, cacatuas, papagaios, bufos e corujas são apenas alguns exemplos dos exemplares que poderão ser vistos. Os amantes de répteis poderão ver, entre outros, pítons, boas, lagartos e iguanas. 

A ExpoAnimal funcionará das 10h00 às 19h00 tanto no sábado como no domingo. As crianças até aos três anos não pagam; dos quatro aos dez pagam 1,5 euros e a partir dos 11 anos os visitantes pagam três euros.