twitter

Seminário Menor de Braga aponta sacerdócio como caminho de felicidade

Seminário Menor de Braga aponta sacerdócio como caminho de felicidade
Fotografia DM

Jorge Oliveira

Jornalista

Publicado em 09 de novembro de 2024, às 18:44

Encontros do Pré-Seminário ajudam jovens a discernir vocação

O Seminário Menor da Arquidiocese de Braga dinamizou este sábado o segundo encontro do Pré-Seminário Jovem deste ano pastoral com a participação de mais de uma dezena de candidatos, provenientes de vários Arciprestados.

Alguns destes jovens começaram o percurso já o ano passado, enquanto que para outros este foi o primeiro encontro de discernimento vocacional.

«Ao longo deste percurso queremos levar os jovens a refletirem no seu futuro, o que podem esperar, e queremos introduzir esta dinâmica da vocação, da felicidade, e deste caminho ao sacerdócio como uma vocação à felicidade na vida deles, para eles pelos menos colocarem essa hipótese», disse o padre Pedro Antunes, um dos coordenadores do Seminário Menor.

Os jovens que frequentam o Pré-Seminário vêm de realidades distintas e neste encontros de discernimento participam em várias atividades que os podem ajudar a encontrar a sua vocação, além  de poderem trocar ideias e criar laços entre eles em momentos recreativos e desportivos.

«Alguns questionam-se, outros já têm uma orientação e já sentem alguma coisa (chamamento), outros vêm mais por acompanhamento de amigos, mas depois podem acabar por ficar, por descobrir algo que os faça querer prosseguir nesta descoberta», observa o sacerdote.

No encontro de ontem, após o acolhimento, os jovens tiveram a oportunidade de ouvir as experiências de um sacerdote jovem que frequentou o Seminário Menor de Braga, e de outro jovem que frequentou o Seminário, mas escolheu outro caminho, ou seja, não seguiu a via sacerdotal.

«Nós queremos abrir horizontes e o Seminário é uma casa que nos ajuda a descobrir a nossa vocação, seja ela qual for», acrescentou o padre Pedro Antunes.

Davi Arrude é acólito, reside em Braga e participou ontem pela primeira vez nos encontros do Pré-Seminário. Foi convidados pelo seu pároco que é um dos formadores no Seminário Menor.

«Aceitei o desafio com agrado e vou fazer este caminho para ver se a minha vocação é o sacerdócio ou não», disse ao Diário do Minho.

Sérgio Oliveira, 14 anos, é do concelho da Póvoa de Varzim, e começou a frequentar o Pré-Seminário Jovem o ano passado, por influencia de primos. 

«Neste momento sinto um chamamento, mas ainda não sei bem se quero seguir a vida sacerdotal. Espero que estes encontros me ajudem a decidir», declarou.

O Seminário Menor tem feito a divulgação destes encontros de discernimento junto dos párocos das comunidades da Arquidiocese, mas também os comunica aos catequistas para estes abordarem o tema nas aulas de catequese.

«Esta sensibilização também tem de partir muito das comunidades, das paróquias, porque qualquer jovem que se sinta chamado ao sacerdócio, ou qualquer pessoa, tem que ser enviada pela sua igreja, pela sua comunidade», sublinhou o padre Pedro Antunes.

O Pré-Seminário Jovem destina-se a jovens com idades entre os 12 e aos 15 anos.

Os encontros decorrem, mensalmente, até julho, sob o lema “O que posso eu esperar?”, a frase escolhida para a Semana de Oração pelos Seminários.