Braga quer ser «uma referência» na apresentação da evolução que se regista nos vários segmentos da mobilidade.
A meta foi traçada esta tarde pelo administrador executivo da InvestBraga, Carlos Silva, na inauguração do Salão Mobilidade – Auto, Moto, Bike, Eletric, que decorre até domingo, no Forum Braga.
Este responsável explicou que o Salão Auto evoluiu para um certame dedicado à mobilidade, de forma a apresentar aos visitantes as diversas propostas que existem neste setor.
Automóveis elétricos e a combustão, carros de competição, motas, bicicletas, trotinetes, um autocarro, equipamento de carregamento elétrico, acessórios e serviços compõem as opções disponibilizadas.
A sessão inaugural contou com a presença do presidente da Câmara, Ricardo Rio, que também sublinhou que o evento apresenta «todas as dimensões da mobilidade».
O autarca destacou que o Salão Mobilidade serve «não apenas para conhecer a nova oferta das diferentes marcas de veículos, mas também para conhecer as alternativas em termos das motos e de outras formas de transporte».
Entre essas opções – referiu – está a «mobilidade promovida pela autarquia», em parceria com os Transportes Urbanos, no domínio dos transportes públicos e dos projetos que estão a ser a desenvolvidos «para tornar a cidade de Braga cada vez mais amiga do meio ambiente e cada vez mais sustentável, também na esfera da mobilidade».
Em relação à preocupação com a mobilidade “verde”, considerou que «há uma primeira consciencialização por parte das marcas nesse sentido». «Muitos dos veículos que estamos aqui a ver, e em linha com aquilo que tem sido a evolução recente do mercado, são veículos verdes, são veículos amigos do ambiente e que já têm essa preocupação incorporada», constatou.
«Do ponto de vista da gestão do território, a questão da mobilidade não pode assentar – e Braga tem sofrido bastante com isso – apenas no estímulo da utilização do veículo próprio. Portanto, há outras formas de deslocação, há outras alternativas. Nós temos tentado garantir as condições de conforto, as condições de segurança, as condições de eficiência, para que as pessoas possam olhar para elas como uma alternativa também credível», declarou.
O certame tem uma área expositiva de 15.000 metros quadrados, mais de 40 expositores, mais de 70 marcas e mais de 30 atividades paralelas.