twitter

Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho comemora 48 anos

Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho comemora 48 anos
Fotografia DR

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 07 de novembro de 2024, às 18:06

Programa já começou hoje e continua amanhã.

O Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho celebra o seu 48º aniversário amanhã, dia 8, com uma cerimónia pelas 14h30, no auditório B1 (edifício 2) do campus de Gualtar.

A sessão do “Dia do ICS” conta com os discursos do reitor da UMinho, Rui Vieira de Castro, da presidente do ICS, Paula Remoaldo, além da entrega de prémios académicos e da homenagem aos professores Carlos Veiga, Ivo Domingues, Jean-Martin Rabot e José Neves. Prevê-se ainda a palestra “Las extremas derechas del tercer milenio: la mayor amenaza a los valores democráticos”, pelo professor Steven Forti, da Universidade Autónoma de Barcelona.

No âmbito do seu aniversário, o ICS organiza, hoje e amanhã, o congresso internacional “Guerras e Paz: riscos, dinâmicas e horizontes de futuro”, no mesmo local. A agenda foca temas atuais como riscos ambientais, conflitos sociopolíticos, disputas identitárias, guerras culturais e a reconfiguração global. A iniciativa visa evidenciar o papel das ciências sociais e humanas na discussão e construção do presente e dos desafios futuros. Por exemplo, o primeiro painel juntou Mónica Farinha (Conselho Português para o Refugiados), Ilda Figueiredo (Conselho Português para a Paz e Cooperação) e João Camargo (Climáximo).

O ICS culmina assim um ano dedicado ao mote “Qual é a tua Revolução?”, associando-se às comemorações do cinquentenário do 25 de Abril e promovendo também um conjunto de atividades pedagógicas, exposições, comunicações, concursos e a extensão de um festival de cinema. O objetivo foi compreender o que hoje significa o 25 de Abril e a Revolução em termos concetuais e na prática quotidiana, para diferentes gerações e campos de saber, em que importa e como se exprime, manifesta e sonha.