A Cidade de Braga recebeu durante a última semana a primeira Missão Comercial Internacional da Delegação dos EUA da Universidade A&M do Texas, composta por cerca de 25 prestigiados elementos, desde investidores a empreendedores.
A iniciativa procura estimular oportunidades de sinergias em áreas como a Arquitectura e a Construção Sustentável, a Medicina e a Biotecnologia, os Negócios Internacionais e a Inovação e o Empreendedorismo.
Esta quinta-feira, a comitiva foi recebida nos Paços do Concelho pelo presidente da Câmara Municipal, que salientou a importância da iniciativa como um marco de cooperação internacional.
“É uma oportunidade valiosa para trocarmos conhecimento e abrirmos novas portas para o desenvolvimento de projectos inovadores e sustentáveis em áreas de grande impacto”, salientou o presidente da Câmara.
Os representantes da Universidade A&M do Texas tiveram a oportunidade de se reunir com líderes académicos da Universidade do Minho, visitando as Escolas de Medicina e de Engenharia, com foco nas ciências da saúde. A delegação ficou também a conhecer a Startup Braga, onde foram apresentados quatro projectos de inovação – IPLEXMED, OmniumAI, PluggableAI e Rubynanomed – e exploraram possibilidades de colaboração com startups locais.
Durante a tarde, regressaram à instituição de ensino superior para reunirem com representantes das Escolas de Arquitectura e Engenharia, onde se debruçaram sobre as áreas de arquitectura, desenvolvimento sustentável e ciência da construção.
Os representantes foram ainda acolhidos na Reitoria da Universidade do Minho, onde tiveram a oportunidade de reunir com diferentes escolas e centros de investigação do Minho. Posteriormente, reuniram com o vice-reitor da UMinho para a Investigação e Inovação, Eugénio Ferreira, e o pró-reitor, Guilherme Pereira. A comitiva passou ainda pelo Human Power HUB.
Integrado no programa da visita, consta ainda concerto de Piraí Vaca, guitarrista acústico de renome internacional, que iniciará a sua digressão internacional no Theatro Circo. Neste concerto, o guitarrista - embaixador cultural da Bolívia -, irá ser acompanhado por um grupo de jovens do Conservatório Bomfim.
A iniciativa foi co-promovida pela Câmara Municipal de Braga, pela InvestBraga, pela Startup Braga, pela Universidade do Minho e pela AdventGX