twitter

Fé e tradição mantêm viva a Festa em Honra de S. Miguel em Frossos

Fé e tradição mantêm viva a Festa em Honra de S. Miguel em Frossos galeria icon Ver Galeria
Fotografia Avelino Lima

Rita Cunha

Jornalista

Publicado em 29 de setembro de 2024, às 18:01

A população aderiu ao programa que decorreu entre sexta-feira e ontem, com espetáculos musicais, atuações de ranchos folclóricos e bandas musicais, eucaristias, majestosa procissão e sessões de fogo de artifício.

Nos últimos três dias, a freguesia de Frossos engalanou-se para receber a Festa em Honra de S. Miguel. O programa foi preparado pela Comissão de Festas no tempo “recorde” de dois meses e conquistou o público, que aderiu em força, tanto aos espetáculos musicais como à procissão que saiu à rua esta tarde.


Em declarações ao Diário do Minho, Isaías Rodrigues, presidente da Comissão de Festas, fez um balanço muito positivo das mesmas e realçou a envolvência da comunidade, o que permite manter esta tradição que tanto diz à comunidade. 

O envolvimento da comunidade local fundamental. Segundo Isaías Rodrigues, de outra forma as festas dificilmente se realizariam. «A população envolve-se muito nestas festas. Às vezes ficamos na dúvida se vai haver ou não, mas a vontade de realizar fala sempre mais alto. Sabemos que se formos porta-a-porta vamos receber o contributo das pessoas e isso é muito bom», salientou, acreditando que, apesar das dificuldades que por vezes surgem, estas festividades irão permanecer no tempo porque a devoção a S. Miguel é muita. 

O programa de hoje foi sobretudo de cariz religioso. Depois da celebração da eucaristia logo pela manhã, a tarde ficou marcada pela saída da majestosa procissão em honra de S. Miguel, que contou com oito andores. Um deles, de menor dimensão, foi carregado pelos meninos que frequentam a catequese. Muita gente parou para assistir.