twitter

Braga acolhe Curso Mundial de Formação de Dirigentes Associativos da Diáspora

Braga acolhe Curso Mundial de Formação de Dirigentes Associativos da Diáspora
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 23 de setembro de 2024, às 17:18

A iniciativa promovida pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas decorre até quarta-feira.

Cerca de duas dezenas de dirigentes associativos da diáspora estão, em Braga, a participar no Curso Mundial de Formação de Dirigentes Associativos da Diáspora, que decorre até quarta-feira, dia 25 de Setembro.

A iniciativa promovida pela Secretaria de Estado das Comunidades Portuguesas arrancou, esta segunda-feira, com a abertura oficial, que decorreu no Salão Nobre do Município e contou com as presenças do presidente da Câmara Municipal, Ricardo Rio, do Secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, da Secretária de Estado Adjunta e da Igualdade, Carla Moura, e do director geral dos Assuntos Consulares e das Comunidades Portuguesas, Embaixador Luís Almeida Ferraz.

Ricardo Rio deu as boas vindas dos participantes à cidade de Braga referindo a “satisfação” do município em associar-se a esta iniciativa principalmente, porque “Braga é hoje uma cidade que representa o Portugal moderno, inovador, de futuro, com qualidade de vida e infra-estruturas de excelência nas mais diversas áreas e a que vale a pena voltar”. O autarca defendeu também que Braga é uma cidade que “tem procurado abrir as suas portas e internacionalizar-se, mantendo parcerias e relações com as mais diversas entidades representativas da diáspora por todo o mundo”. Neste âmbito, o autarca demonstrou a vontade do município em desenvolver diálogos com os dirigentes associativos presentes.

Por sua vez, José Cesário agradeceu o acolhimento em Braga, destacando a importância da iniciativa na “criação de redes entre as diversas comunidades e no aprofundamento de conhecimentos”.

Entre os objetivos do Curso Mundial de Formação de Dirigentes Associativos da Diáspora estão ainda a ligação dos portugueses residentes no estrangeiro a Portugal, a divulgação da cultura portuguesa, a criação de intercâmbios com associações sediadas em território nacional, a capacitação do movimento associativo ao nível da organização e gestão associativa e as dinâmicas de grupo, candidaturas e execução de projectos. Até quarta-feira, os participantes vão participar em diversos painéis de debate e visitas a vários pontos turísticos da cidade.