twitter

Câmara de Braga aposta em academia de formação para funcionários das escolas

Câmara de Braga aposta em academia de formação para funcionários das escolas
Fotografia DR

Diana Carvalho

Jornalista

Publicado em 17 de julho de 2024, às 16:37

A primeira ação de formação contou com a participação de 150 assistentes operacionais.

A Câmara Municipal de Braga criou uma academia de formação para assistentes operacionais em funções nos agrupamentos de escola do concelho. A primeira ação de formação realizou-se na última semana e contou com a participação de 150 assistentes operacionais. 

O objetivo da autarquia com a medida é “criar condições para uma maior capacitação e especialização do pessoal não docente nas escolas, promovendo a atualização de conhecimentos e a melhoria contínua do serviço prestado".  Para a vereadora da Educação, Carla Sepúlveda, “esta estratégia trará muitos benefícios a toda a comunidade educativa”. “Ambicionamos alcançar muito mais do que uma melhoria das competências teóricas e técnicas/práticas, queremos criar a oportunidade para os profissionais da mesma área trocarem experiências e criarem redes de contactos, que aumentem a sua confiança e autoestima enquanto pessoas e profissionais, queremos uma comunidade educativa mais próxima e a trabalhar cada vez mais em rede para dar uma melhor resposta às nossas crianças e jovens”, sustenta. 

Na primeira ação de formação, foram abordadas as temáticas da Segurança no Trabalho e Primeiros Socorros em Ambiente Escolar, Conceitos, Estratégias e Práticas para Trabalhar com Crianças com Necessidades Especiais e Educar Fora da Sala de Aula: O Papel do Assistente Operacional.