Os alunos do 9.ºano melhoraram a Português, mas mantém-se a negativa a Matemática, disciplina em que apenas 4% das escolas públicas teve positiva, sendo que os estudantes mais carenciados continuam a ser os que têm mais dificuldades.
No final do ano passado, quase 95 mil alunos do 9.º ano realizaram as provas finais de Português e Matemática, que voltaram a contar para o cálculo da classificação final e conclusão do 3.º ciclo, uma regra suspensa em 2020 devido ao ensino à distância e confinamento provocado pela pandemia de covid-19.
A nota média a Português melhorou em relação ao ano anterior, subindo de 2,9 valores para 3,1, enquanto a média negativa de Matemática se manteve inalterada nos 2,5 valores, segundo uma análise feita pela Lusa a quase 188 mil provas realizadas avaliadas entre um e cinco valores.
A maioria dos alunos (58%) reprovou a Matemática, ao contrário de Português em que três em cada quatro jovens tiveram positiva (78%), tendo em conta os dados disponibilizados pelo Ministério da Educação, Ciência e Inovação (MECI).
As escolas com melhores resultados médios continuam a ser os colégios, que ocupam os primeiros lugares das tabelas da Lusa, onde aos estabelecimentos públicos mais bem classificados são escolas artísticas de música e de dança.
Num universo de 1.017 escolas públicas analisadas, apenas 4% teve positiva a Matemática, enquanto entre os 199 colégios, a média de positivas foi de 64%. Já a Português, a maioria das escolas públicas (60%) teve média positiva assim como os colégios (87%).
A Português, a primeira escola pública é a Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, em Lisboa, enquanto a Matemática o pódio pertence à Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, também Lisboa.
A media de quatro valores das 20 provas realizadas pelos alunos da Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, em Lisboa, colocam a escola em 18.º lugar de uma tabela liderada pelo Colégio Horizonte, que ocupa o 1.º lugar, com uma média de 4,4 valores, seguindo-se o Colégio Novo da Maia, na Maia (4,34), e o Grande Colégio Universal, no Porto (4,31).
Os resultados médios mais elevados a Português foram alcançados pelos alunos de Braga, Coimbra, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu. Já as notas mais baixas são de escolas em Beja, Faro, Portalegre, Setúbal e Região Autónoma dos Açores e nas escolas portuguesas no estrangeiro.
A Matemática, o 1.º lugar cabe ao Colégio Novo da Maia com uma média de 4,51 valores, seguindo-se o Colégio de Nossa Senhora do Alto, em Faro (4,44), e o Colégio D. Diogo de Sousa, em Braga (4,33).
Em 22.º lugar surge a primeira pública com melhores resultados a Matemática: O Conservatório de Musica com uma média de 3,95 valores, seguindo-se em 28.º lugar a Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra (3,88) e em 40.º a Escola Artística de Dança do Conservatório Nacional, Lisboa.
Os melhores resultados médios a Matemática foram alcançados em Coimbra, Viana do Castelo e em Viseu e os resultados médios mais baixos foram obtidos em Beja, Portalegre, Setúbal e na Região Autónoma dos Açores.
O regresso das provas nacionais permite voltar a identificar os alunos que conseguem fazer o ciclo sem chumbar nenhum ano e com positiva nas duas provas, um indicador conhecido como “percurso direto de sucesso” e que mostra que a pobreza continua a ter peso nos resultados académicos.
No ano letivo de 2021/2022, apenas um em cada três alunos (34%) conseguiu fazer um percurso de sucesso, sendo os alunos dos distritos de Braga e Viana do Castelo, aqueles com mais casos de sucesso, com percentagens superiores a 40%.
Já os distritos mais a sul do país - Setúbal, Faro, Beja e Portalegre – destacam-se pela negativa, com as percentagens mais baixas de sucesso, uma vez que em muitos casos ficam abaixo dos 25%.
Também neste indicador, as raparigas têm melhores desempenhos (38%) ficando sete pontos percentuais acima dos rapazes (taxa de sucesso de 31%).
As diferenças de desempenho neste indicador de alunos de diferentes estratos socioeconómicos são também bastante acentuadas: Entre os alunos sem apoio social, 39% conseguiu fazer um percurso direto de sucesso, já entre os alunos com escalão A do Apoio Social Escolar (ASE) a taxa é de apenas 12%.
Com um valor intermédio aparecem os alunos do escalão B do ASE, com apenas 23% a conseguir fazer tudo no tempo esperado e sem chumbar nas provas.
No geral, a diferença de desempenho das raparigas e rapazes foi pouco notória, com destaque para Português, prova em que elas tiveram uma média ligeiramente superior e houve muito mais casos de positivas (83% face a 73% dos rapazes).
SIM // ZO
Lusa/Fim
Quadro das 10 escolas com melhores e piores classificações nos exames nacionais do 9º Ano a Português
Posição na Tabela Geral Distrito Escola Média Exame (Valor) Numero de Exames
01 Porto Colégio Horizonte 4.421052632 19
02 Porto Colégio Novo da Maia 4.34939759 83
03 Porto Colégio Grande Colégio Universal 4.315068493 73
04 Lisboa Externato As Descobertas 4.3125 16
05 Porto Externato das Escravas Sagrado Coração de Jesus 4.214285714 42
06 Braga Conservatório de Música de Barcelos 4.1875 16
07 Braga Colégio D. Diogo de Sousa 4.162790698 172
08 Porto Colégio Cedros 4.153846154 13
09 Braga Colégio Didálvi 4.125 32
10 Porto Colégio de Lourdes 4.041666667 24
1207 Setúbal Escola Secundária da Baixa da Banheira 2.318181818 66
1208 Coimbra Escola Básica Margarida Fierro Caeiro da Matta, Midões, Tábua 2.307692308 13
1209 Lisboa Escola Básica do Alto do Lumiar, Lisboa 2.278688525 61
1210 Lisboa Escola Básica Sophia de Mello Breyner, Portela, Oeiras 2.25 32
1211 Setúbal Escola Básica D. Pedro Varela, Montijo 2.25 40
1212 R. A. Açores Escola Básica Integrada Água de Pau 2.19047619 21
1213 Lisboa Escola Básica Pintor Almada Negreiros, Lisboa 2.153846154 39
1214 Lisboa Escola Básica Francisco de Arruda, Lisboa 2.093023256 43
1215 Lisboa Escola Básica do Bairro Padre Cruz, Lisboa 2.068965517 29
1216 Estrangeiro Escola Lusófona de Nampula 2 3
Quadro das 10 escolas com melhores e piores classificações nos exames nacionais do 9º Ano a Matemática
Posição na Tabela Geral Distrito Escola Média Exame (Valor) Numero de Exames
01 Porto Colégio Novo da Maia 4.518072289 83
02 Faro Colégio de Nossa Senhora do Alto 4.444444444 27
03 Braga Colégio D. Diogo de Sousa 4.331395349 172
04 Braga Conservatório de Música de Barcelos 4.25 16
05 Porto Colégio Grande Colégio Universal 4.219178082 73
06 Porto Externato das Escravas Sagrado Coração de Jesus 4.214285714 42
07 Lisboa Academia de Música de Santa Cecília 4.208333333 48
08 Porto Colégio Paulo VI de Gondomar 4.201923077 104
09 Porto Colégio Nossa Senhora do Rosário 4.176470588 136
10 Porto Colégio Horizonte 4.157894737 19
1207 Lisboa Escola Básica Pintor Almada Negreiros, Lisboa 1.279069767 43
1208 Aveiro Escola Básica e Secundária Domingos Capela, Silvalde, Espinho 1.275862069 29
1209 Porto Colégio D. Duarte 1.25 4
1210 Lisboa Escola Básica Manuel da Maia, Lisboa 1.222222222 27
1211 Setúbal Escola Básica D. Pedro Varela, Montijo 1.212765957 47
1212 Porto Escola Básica e Secundária de Miragaia, Porto 1.19047619 21
1213 Lisboa Escola Básica Francisco de Arruda, Lisboa 1.173076923 52
1214 Lisboa Escola Básica Sophia de Mello Breyner, Portela, Oeiras 1.15625 32
1215 Lisboa Escola Básica do Bairro Padre Cruz, Lisboa 1.037037037 27
1216 Porto Colégio do Forte 1 1
Quadro das 10 escolas publicas com melhores e piores classificações nos exames nacionais do 9º Ano
Posição na Tabela Geral Distrito Escola Média Exame (Valor) Numero de Exames
29 Lisboa Escola Artística de Música do Conservatório Nacional, Lisboa 3.829545455 88
30 Porto Escola Artística do Conservatório de Música do Porto 3.827868852 122
31 Braga Escola Artística do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Braga 3.822916667 96
37 Coimbra Escola Secundária Infanta D. Maria, Coimbra 3.778625954 262
52 Aveiro Escola Secundária Dr. Mário Sacramento, Aveiro 3.631578947 266
53 Beja Escola Secundária D. Manuel I, Beja 3.622641509 106
67 Aveiro Escola Secundária José Estevão, Aveiro 3.542435424 271
70 Porto Escola Secundária Eça de Queirós, Póvoa de Varzim 3.527777778 108
71 Coimbra Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, Coimbra 3.520833333 192
77 Lisboa Escola Básica e Secundária D. Filipa de Lencastre, Lisboa 3.485714286 315
1043 Setúbal Escola Básica da Trafaria, Almada 1.885714286 70
1044 Aveiro Escola Básica e Secundária Domingos Capela, Silvalde, Espinho 1.879310345 58
1045 Lisboa Escola Básica do Alto do Lumiar, Lisboa 1.790322581 124
1046 Lisboa Escola Básica Manuel da Maia, Lisboa 1.784313725 51
1047 Setúbal Escola Secundária da Baixa da Banheira 1.770700637 157
1048 Lisboa Escola Básica Sophia de Mello Breyner, Portela, Oeiras 1.703125 64
1049 Lisboa Escola Básica Pintor Almada Negreiros, Lisboa 1.695121951 82
1050 Setúbal Escola Básica D. Pedro Varela, Montijo 1.689655172 87
1051 Lisboa Escola Básica Francisco de Arruda, Lisboa 1.589473684 95
1052 Lisboa Escola Básica do Bairro Padre Cruz, Lisboa 1.571428571 56